Orquidário Ruth Cardoso no Parque Villa-Lobos

O Orquidário Professora Ruth Cardoso localizado no Parque Villa-Lobos é daqueles lugares poucos conhecidos em São Paulo que vale muito a pena visitar, projetado pelo arquiteto Décio Tozzi foi inaugurado em 2010 e presta homenagem a antropóloga e ex primeira dama Ruth Cardoso. Quer conhecer mais sobre o Orquidário Ruth Cardoso ? Então continue acompanhando. 

Arquitetura – Inspiração e estrutura

O projeto do Orquidário Ruth Cardoso é inspirado nos grupos étnicos estudados pela professora Ruh Cardoso, grupos pré-colombianos, tribos africanos e índios brasileiros, o formato de oca com luz natural condiz com as técnicas utilizadas por esses povos em suas construções. 

A cúpula esférica de metal possui dois níveis que são divididos por um arco vazado de concreto, que é responsável pela ventilação, o revestimento de película transparente fornece luz natural ao ambiente, no total são 523 m² de dimensão, construído a 1,5 metro abaixo do nível do Parque Viila-Lobos.

Orquidário Ruth Cardoso possui dois espelhos d’água, localizado no lado externo e interno, eles não servem apenas para embelezar o projeto, são responsáveis por controlar naturalmente a umidade, no espelho d’água interno, se encontram totens fixos com mudas da orquídea híbrida Rhynchonsophrocattleya Ruth Cardoso, que foi desenvolvida pelo orquidófilo Damásio de Jesus em homenagem a Ruth Cardoso, os totens são responsáveis pela beleza exótica do orquidário. 

Rampas de acesso ainda facilitam a visitação de pessoas com deficiência e bancos possibilitam que aqueles que quiserem apreciar o ambiente com tranquilidade possam descansar, o Orquidário Ruth Cardoso ainda possui banheiros, salas de aulas e laboratório para cultivo de orquídeas.

 

Exposição de orquídeas híbridas e nativas 

Ao redor do domo estão expostas mais de 16 mil vasos de orquídeas híbridas e nativas, doadas pelo Instituto de Botânica de São Paulo que foram coletados em todo o estado, se você assim como eu não sabe diferenciar uma orquídea de outra, não se preocupe, a exposição apresenta quadros informativos com as diferentes tipos de espécies, que são expostas de acordo com sua classificação e característica. 

O projeto foi todo pensando para garantir que as orquídeas estivessem um ambiente favorável, por estarem localizadas em um nível abaixo, impede que sofram danos causados pelo vento forte e os espelhos d’água, mantêm as orquídeas em um ambiente com umidade adequada. 

No lado esquerdo da entrada do Orquidário Ruth Cardoso se encontram um painel com a biografia da antropóloga Ruth Cardoso com fotos e fatos importantes da sua vida pessoal e acadêmica, se ainda não conhece os trabalhos da Ruth Cardoso é interessante conferir, na outra entrada do lado direito, mostra um painel com o desenho do projeto do arquiteto Décio Tozzi e um poema escrito por Xico Graziano.

Respiro em São Paulo

Visitar o Orquidário Ruth Cardoso é se encantar com as sensoriais e delicadas orquídeas, enquanto se relaxa em um ambientante aconchegante, sentar e ouvir o som do espelhos d’água enquanto se observa as orquídeas é muito relaxante, se gosta de tirar fotos o lugar ainda é bem fotogênico, tanto na parte de fora como dentro.

Confira  a programação no site do Parque Villa-Lobos e verifique se está acontecendo workshops de cultivo de orquídea e não deixe de visitar o Orquidário Ruth Cardoso caso estiver visitando o parque, do lado do orquidário ainda fica a linda Biblioteca do Parque Villa-Lobos que também vale muito conhecer.


Orquidário Ruth Cardoso

Localização: Parque Villa-Lobos – Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001, Alto de Pinheiros  – São Paulo. 

Funcionamento: Diariamente das 09h00 às 17h00. 

Entrada Gratuita


♦ Procurando Hospedagem? Faça sua reserva pela Booking

Contrate seguro viagem com desconto na Seguros Promo

Procurando aluguel de carro? Alugue com a RentCars 

♦ Ganhe até R$ 100 na sua primeira hospedagem no Airnbb ♦

♦ Ganhe R$ 15 na sua primeira corrida com a Cabify com o código DEISYR8 ♦


10 passeios gratuitos para conhecer no centro de São Paulo

Confira 12 Hostels Temáticos em São Paulo

Aproveite  4 Passeios Gratuitos na Avenida Paulista

Beco do Batman na Vila Madalena Galeria de Arte a Céu Aberto

Visita Guiada na Galeria do Rock Repleta de história e lugares exclusivos


Deisy Rodrigues

Viajante compulsiva, devoradora de livros, aspirante a cozinheira nas horas vagas e fotógrafa amadora, uniu umas das suas maiores paixões que é a cidade de São Paulo para reunir seu lado criativo, curioso e explorador e apresentar o que existe de melhor na paulicéia desvairada, mas sem deixar de lado outros destinos por onde passa.

4 thoughts on “Orquidário Ruth Cardoso no Parque Villa-Lobos

  1. Adoro o parque Villa Lobos (pena ser tão fora de mão), mas a dica do orquidário já está anotada! Lindas fotos 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *