10 Passeios Gratuitos para Conhecer no Centro de São Paulo

São Paulo possui diversas atrações gratuitas e muitas delas estão concentradas no centro da cidade, sua diversidade inclui centros culturais, locais históricos, igrejas, mirantes e cartões portais da cidade com entrada e atividades que podem ser aproveitadas sem pagar nada, então anote as dicas dessa lista e economize no seu roteiro pelo centro de São Paulo.


1) Mosteiro São Bento

O Mosteiro São Bento é um dos símbolos de São Paulo, com mais de 400 anos de história, o sítio em que se localiza é o mais antigo da cidade. A famosa missa com o coral de canto gregoriano acontece todos os domingos às 10h00 acompanhado de um órgão de 7.000 tubos. A Padaria do Mosteiro vende pães feitos pelos monges e no último domingo do mês acontece o famoso brunch.

Funcionamento: Segunda, terça, quarta e sexta das 06h ás 18h / Quinta 06h ás 08h / Sábado e domingo das 06h ás 12h e também 16h ás 18h.

Localização: Largo São Bento, s/n – Centro – São Paulo.


2) Centro Cultural do Banco do Brasil

O Centro Cultural do Banco do Brasil – CCBB São Paulo, fica localizado bem no coração central da cidade, foi o primeiro prédio do Banco do Brasil em São Paulo adquirido em 1923. A construção foi totalmente reformado para abrigar o CCBB -São Paulo, elementos originais foram restaurados mantendo as características históricas do prédio. Foi inaugurado em 2011, sendo atualmente a quinta instituição mais visitada do Brasil, com uma programação acessível e de qualidade que inclui exposições, música, teatro e programas educativos.

Funcionamento: Domingo á Segunda das 9h as 21h.

Localização: Rua Álvares Penteado 112, Centro – São Paulo.


3) Solar da Marquesa de Santos

O Solar da Marquesa de Santos foi residência da Marquesa de Santos por mais de 30 anos, era centro de vários eventos da época, sendo conhecido como Palacete do Carmo, o imóvel passou por diversas transformações, sendo restaurado a partir de 1991. O piso superior ainda preserva as paredes de taipa e pilão do século XVIII. São expostos objetos e móveis usados pela Marquesa de Santos, incluindo cartas trocadas com D.Pedro I.

Funcionamento: Terça á domingo, das 9h às 17h.

Localização:  Rua Roberto Simonsen, 136B , Centro – São Paulo.


4) Casa da Imagem

Conhecida também como Casa Numero Um, a Casa da Imagem fica localizada ao lado do Solar da Marquesa de Santos e próximo ao Páteo do Colégio. A Casa da imagem de São Paulo é destinada a divulgação, preservação e pesquisa das imagens da cidade, o prédio foi restaurada em 2009 e faz parte das 13 construções históricas que representam a evolução das  técnicas de construção e das residências aristocráticas do século XIX em São Paulo.

Funcionamento: Terça á domingo, das 9h às 17h.

Localização: Rua Roberto Simonsen 136B, Centro – São Paulo.


5) Caixa Cultural

O Caixa Cultural São Paulo foi construído para ser a sede da instituição na cidade em 1939, o prédio é tombado e está apenas 100 metro da estação da Sé. No térreo se encontra um belo vitral  de mais de 6 metros de altura que retrata as riquezas de São Paulo, o prédio ainda conta com o Museu Caixa que retrata a história da instituição, quatro galerias com exposição temporárias, um grande salão e um auditório.

Localização: Praça da Sé, 111, Sé – São Paulo.

Funcionamento: Terça a Domingo as 09:00 às 19:00.


6)  Catedral da Sé

Foto: Bruna Ferri

Junto com o Mosteiro São Bento é uma atração que vai além da religião pois representa grande parte da história de São Paulo, fica localizada no marco zero da cidade e teve sua construção iniciada em 1913 e foi inaugurada somente em 1958, contudo seu formato atual só foi finalizado em 2002 durante sua restauração. A Catedral Metropolitana de São Paulo é a maior igreja de São Paulo, seu estilo mescla com o gótico e renascentista e seu órgão é o maior da América Latina. Para ouvir o toque dos 21 sinos é só passar pela região no 12h00 e 18h00. A sua cripta pode ser visitada por meio de visitas guiadas.

Localização: Praça da Sé, S/N, Sé – São Paulo.

Funcionamento: Segunda á sexta das 08h ás 19h / Sábado das 08h ás 17h /Domingo das 08h ás 18h.


6) Mirante da Torre do Banespa

O Mirante do Banespa proporciona umas das melhores vistas de São Paulo, que abrange até  e o Pico do Jaraguá em um raio de 40 quilômetros. O nome oficial do edifico é Altino Arantes e foi finalizado em 1947, além do mirante o edifício têm como atração um lustre com 10 mil cristais, pisos de granito e paredes de mármore. Saiba mais sobre a visita ao Mirante do Banespa aqui. 

Localização:  Rua João Brícola, 24 – Centro – São Paulo.

Funcionamento:  Segunda a Sexta, das 10h às 15h.

O mirante está fechado para visitação sem nenhuma previsão para reabertura, mais  informações no telefone  (11) 2196-3730.


7) Red Bull Station

Foto: Divulgação

O prédio do Red Bull Station abrigou a antiga Estação Riachuelo, após uma reforma o espaço surgiu em 2013 como uma nova opção cultural no centro de São Paulo, com uma arquitetura que mescla o antigo com o moderno, o espaço abriga projetos experimentais de música, mostras, exposições show e palestras.

Localização:  Praça da Bandeira, 137, Centro – São Paulo.

Funcionamento: Terça a sexta das 11h as 20h e Sábado das 11h as 19h


8) Theatro Municipal de São Paulo

O Theatro Municipal de São Paulo é uns dos cartões postais de São Paulo que oferece visitas guiadas gratuitas, uma forma de explorar os espaços internos do Theatro Municipal de São Paulo e conhecer mais sobre a sua história, as visitas são  agendadas por ordem de chegada  e têm capacidade para no máximo 50 pessoas.  Saiba tudo sobre a visita guiada ao Theatro Municipal de São Paulo acessando aqui. 

Localização: Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Centro – São Paulo.

Visitação: De terça-feira a sexta-feira às 11h, 15h e 17h, Sábado e feriados: às 11h, 12h, 14h e 15h.


9) Mercado Municipal de São Paulo

O Mercado Municipal de São Paulo popularmente conhecido como Mercadão vai muito além do sanduíche de mortadela e do pastel de bacalhau, seu edifício é um atrativo a parte, foi inaugurado em 1933, sendo totalmente reformado em 2004. Os vitrais  coloridos do artista russo Conrado Sorgenicht Filho foram restaurados, assim como a fachada e pintura, novos espaços foram entregue, o mezzanino e um salão de eventos. O Mercadão fornece visitas guiadas de terça a quinta, devendo ser agendada por telefone (11) 3313-3365.

Localização: Rua da Cantareira, 306, Centro – São Paulo.

Funcionamento: Atacado: Segunda a sábado, das 22 às 6 horas.Varejo: Segunda a sábado, das 6 às 18 horas. Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.


10) Edifício Martinelli

O primeiro arranha céu da cidade têm uma história cheio de contradições, o Edifício Martinelli já foi embargado por causa da altura, sendo considerado durante anos o prédio mais alto de São Paulo, foi vendido ao governo da Itália e entrou em decadência na década de 60 á 70. Em 1979 o Edifício Martinelli depois de uma ação da prefeitura foi reformado e passou a abrigar alguns órgãos públicos da cidade. O Martinelli oferece visitas guiadas gratuitas pelo seu prédio que inclui visitação ao seu mirante, que apesar de menor do que o  Mirante do Banespa oferece uma ótima vista da cidade.

Localização: O edifício tem três entradas: Rua Libero Badaró, 504 a 518; Rua São Bento, 397 a 413; Av. São João, 11 a 65, Centro – São Paulo.

Visitas: Segunda á sexta 9:30 as 11:30 e 14:00 ás 16:00.

A visitação está suspensa por tempo indeterminado, acompanhe no site para mais informações. 


Aproveite  4 Passeios Gratuitos na Avenida Paulista

Confira 12 Hostels Temáticos em São Paulo


♦ Procurando Hospedagem? Faça sua reserva pela Booking

♦ Ganhe até R$ 100 na sua primeira hospedagem no Airnbb ♦

♦ Ganhe R$ 15 na sua primeira corrida com a Cabify com o código DEISYR8 


Deisy Rodrigues

Viajante compulsiva, devoradora de livros, aspirante a cozinheira nas horas vagas e fotógrafa amadora, uniu umas das suas maiores paixões que é a cidade de São Paulo para reunir seu lado criativo, curioso e explorador e apresentar o que existe de melhor na paulicéia desvairada, mas sem deixar de lado outros destinos por onde passa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *