18 Mirantes em São Paulo 2024 – GRATUITOS E MAIS ALTOS

mirantes-em-sao-paulo

Procurando um mirante em São Paulo para ver a cidade do alto? Não falta opções de mirantes em São Paulo gratuitos com vistas deslumbrantes para apreciar a selva de pedra e suas aéreas verdes.

Conferir a paisagem de São Paulo nas alturas é uma forma única de conferir seu ângulo mais apaixonante em diferentes regiões da cidade.

mirantes-em-são-paulo
Foto: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

Os mirantes em São Paulo proporcionam ainda a oportunidade de ver a cidade em diversos momentos do dia.

A maioria dos mirantes contam com vista privilegiada para o pôr do sol e da iluminada paisagem noturna.

Confira a lista que separamos com os principais mirantes em São Paulo e planeje sua visita em cada um deles.


Mirantes em São Paulo para ver a cidade do alto


Entre os lugares para ver São Paulo do alto, os mirantes espalhados por diversas regiões da cidade, são a melhor forma de apreciar a vista nas alturas da selva de pedra.

mirantes-em-são-paulo
Foto: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

Os mirantes em São Paulo podem ser divididos em diversas categorias mas o que todos eles têm em comum é impressionar com novas perspectivas da cidade.

São diversas mirantes gratuitos que mesclam uma experiência cultural, entre eles estão os que estão localizados em museus, centros culturais e prédios históricos.

mirantes-em-são-paulo
Foto: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

Também é possível conferir a vista dos prédios mais altos da cidade, visitando os mirantes localizados no topo dos edifícios e nos seus andares mais altos.

Quem procura apreciar o verde da cidade nas alturas, encontra vistas de tirar o fôlego em mirantes em Parques Estaduais de São Paulo.

mirante-puco-do-jaraguá
Foto: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

Nessa matéria você vai encontrar mirantes em São Paulo que se encaixam em todas essas categorias mas na matéria eles foram separados em duas delas.

Clique nos tópicos abaixo para navegar pela matéria.


Mirantes Gratuitos em São Paulo


Os mirantes em São Paulo gratuitos é uma ótima escolha de passeio para economizar e aproveitar a vista da cidade do alto.

A maioria dos mirantes gratuitos em São Paulo ficam localizados em museus, centros culturais e prédios históricos.

Porém também é possível visitar mirantes gratuitos em praças e parques estaduais, é uma ótima forma de curtir um passeio ao ar livre na cidade.

Quer saber como visitar o mirantes em São Paulo gratuitos? Continue lendo a matéria para ver todas as informações.


Mirantes Gratuitos na Avenida Paulista


Mirante do Sesc Avenida Paulista


Desde sua inauguração em 2018 o Sesc Avenida Paulista se consagra como um dos mais populares mirantes gratuitos em São Paulo.

O mirante do Sesc Avenida Paulista fica localizado no último andar do edifício de 17º andares e conta com um deck de vidro com vista exclusiva para Avenida Paulista.

mirante-do-sesc-avenida-paulista-sp-pôr-sol
Foto: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

No andar do mirante também funciona o Café Terraço que conta com mesas na área externa próxima a escada para o deck e no salão interno que traz janelas direcionadas para a Avenida Paulista.

Fotos: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

Para visitar o mirante gratuito do Sesc Avenida Paulista é necessário reservar o ingresso antecipadamente com horário marcado a cada 30 minutos.

Outros andares do prédio do Sesc Paulista também apresentam janelas com uma ótima vista nas alturas para a Avenida Paulista e rendem ótimas fotos, como a Comedoria (16º Andar) e a Biblioteca (15º Andar).

mirante-do-sesc-avenida-paulista-sp
Foto: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

Vista para o pôr do sol: Vista privilegiada na Avenida Paulista para o pôr do sol, esse é um dos horários mais disputados para visitar e fotografar. Aproveite também a hora de ouro, antes e depois do pôr do sol.

Vista noturna: De segunda a sexta o mirante funciona até 21h, no sábado até às 19h. No domingo e feriado como fecha às 18h não permite vista noturna completa.


Como visitar o Mirante do Sesc Avenida Paulista


  • As visitas gratuitas no Mirante do Sesc Avenida Paulista precisam ser agendadas pelo aplicativo Credencial Sesc SP.
  • Toda terça às 10h são liberadas parte dos ingressos para toda a semana (de terça a domingo) para serem reservados antecipadamente.
  • Durante o dia são liberados novos ingressos no aplicativo a cada 3 horas. De terça a sexta são liberados às 10h, 13h, 16h e 19h. Sábados, domingos e feriados às 10h e 14h.
  • É necessário apresentar o ingresso na recepção do térreo para receber a etiqueta de acesso ao mirante do Sesc Paulista.
  • Para visitar o Café Terraço é necessário possuir ingresso para o mirante. A Comedoria no 16º Andar não precisa de agendamento.
  • O acesso ao 17º Andar do mirante pode ser feito até 20 minutos do horário do ingresso pelos elevadores localizados no térreo. O deck é acessado por escadas e também conta com acessibilidade.
  • Funcionamento de terça a sexta das 10h às 21h, sábado das 10h às 19h e domingos e feriados das 10h às 18h.
  • O Sesc Paulista fica localizado no número 119 da Avenida Paulista, proxímo ao metrô Brigadeiro da Linha Verde.

O que fazer na Avenida Paulista


Mirante do IMS Paulista


O terraço do IMS Paulista integrado com a Praça IMS no 5º Andar conta com mais um mirante gratuito com vista privilegiada para a Avenida Paulista.

O prédio de nove andares do IMS Paulista foi inaugurado em 2017, o projeto do escritório Andrade Morettin Arquitetos ganhou o o prêmio APCA na categoria de Arquitetura e Urbanismo.

Apesar de não ser um dos mirantes mais altos da capital possui uma visão única para a Avenida Paulista e o cruzamento com a Rua Consolação.

mirantes-em-são-paulo-ims-paulista
Foto: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

Na Praça IMS ainda se localiza o Café Balaio, no térreo fica o Restaurante Balaio com cardápio assinado pelo chef Rodrigo Oliveira do Mocotó.

Também é possível apreciar o movimento da Rua Bela Cintra proxímo as mesas da cafeteria.

avenida-paulista-noite-mirante
Foto: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

Uma unidade da Livraria Travessa funciona próxima ao mirante e do Café Balaio.


Vista para o pôr do sol: Dependendo da época do ano é possível ter um vislumbre do sol se pondo entre os prédios da Rua Consolação, porém não é uma vista privilegiada. A hora de ouro, no final da tarde é o ponto alto da vista.

Vista noturna: A Praça IMS funciona de terça a domingo até às 20h, permitindo apreciar a vista noturna da Avenida Paulista.


Como visitar o Mirante do IMS Paulista


  • As visitas no IMS Paulista, incluindo a Praça IMS e as exposições em cartaz, são gratuitas, sem necessidade de agendamento.
  • É possível acessar o mirante pelas escadas (padrão e rolantes) e elevadores desde o térreo.
  • O IMS Paulista funciona de terça a domingo das 10h às 20h.
  • Fica localizado no número 2424 da Avenida Paulista, proxímo a Estação de Metrô Consolação da Linha Verde e Paulista da Linha Amarela.

Mirante do Vão Livre do Masp


Quem passa com presa em frente ao prédio do Masp pode não reparar em mais um mirante em São Paulo gratuito.

No final do seu vão livre de 74 metros se encontra uma vista privilegiada da cidade.

mirantes-em-são-paulo-vão-livre-do-masp-
Foto: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

A vista comtempla a Avenida 9 de Julho, os diversos prédios da região próxima a Avenida Paulista, parte do centro de São Paulo e até vislumbre da região norte e Serra da Cantareira.

O terreno onde se encontra o Masp, foi doado por Joaquim Eugênio de Lima, idealizador e projetista da Avenida Paulista para a Prefeitura de São Paulo, com a condição que o vão livre fosse preservado.

Fotos: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

No local antes se encontrava o Belvedere Trianon projetado por Ramos de Azevedo, ponto de encontro da elite Paulistana, demolido em 1951.

Quando Lina Bo Bardi criou o projeto do Masp, optou por uma construção suspensa e subterrânea que manteve o vão preservado e o antigo mirante com livre acesso.


Vista para o pôr do sol: O mirante do Vão Livre do Masp não contempla de forma privilegiada o pôr do sol.

Vista noturna: É possível conferir sua vista noturna, pois o acesso ao mirante é livre.


Como visitar o Mirante do Vão Livre do Masp


  • O acesso ao Mirante do Vão Livre do Masp é gratuito, para acessar é só seguir até o final dele a partir da calçada da Avenida Paulista.
  • No Vão Livre do Masp acontecem diversos eventos culturais como apresentações artística, exibições de filmes e também é palco de manifestações e protestos.
  • A Feira de Antiguidades do Masp é uma das mais populares da Avenida Paulista e acontece todos os domingos do mês.
  • O Vão Livre do Masp pode ser visitado todos os dias em qualquer horário.
  • Fica localizado no número 1578 da Avenida Paulista, proxímo ao metrô Trianon-Masp da Linha Verde.

Mirantes Gratuitos no Centro de São Paulo


Mirante do Sesc 24 de Maio


O Sesc 24 de Maio inaugurada em 2017 possui um projeto único do renomado arquiteto Paulo Mendes da Rocha em parceria com o MMBB Arquitetos.

mirantes-em-são-paulo-sesc-24-de-maio-sp
Foto: Divulgação/Sesc São Paulo

No prédio localizado no coração do centro comercial de São Paulo, funcionou a loja de departamentos Mesbla, falida em 1999.

O projeto buscou não demolir o prédio mas criar adaptações modernas para suas diversas funções como centro cultural e anexar uma construção do lado.

mirantes-em-são-paulo-sesc-24-de-maio-sp
Foto: Divulgação/Sesc São Paulo

No 13º Andar (último andar) do Sesc 24 de Maio fica localizada a piscina olímpica ao ar livre e um mirante gratuito com vista privilegiada para o centro de São Paulo.

Porém o 11º Andar, onde fica o Jardim da piscina e a Cafeteria é um dos melhores lugares para o público apreciar a vista com mais tranquilidade.


Vista para o pôr do sol: O mirante do 13º Andar pode ser acessado de terça a sábado até às 18h30 e domingo e feriados até às 17h30. O Jardim da Piscina/Cafeteria de terça a sexta e domingo até as 18h e sábado até as 19h.

Vista noturna: O mirante não permite vista noturna por causa do horário de funcionamento mas é possível conferir a vista do Jardim da Piscina/Cafeteria no sábado.


Como visitar o Mirante do Sesc 24 de Maio


  • O Mirante do Sesc 24 de Maio no 13º Andar pode ser visitado sem agendamento no horário de funcionamento da piscina de terça a sábado das 10h às 18h30 e domingo e feriados das 10h às 17h30.
  • A piscina é de uso exclusivo para aqueles que possuem Credencial Sesc e exame dermatológico em dia.
  • O acesso ao público geral ao mirante do 13º Andar é fechado nos dias mais quentes do ano. Não é permitido fotografar a piscina com os visitantes.
  • A visita no andar do Jardim da Piscina/Cafeteria não precisa ser agendada. O funcionamento é de terça a sexta das 9h30 às 18h, sábado das 9h30 às 19h e domingo e feriados das 9h30 às 18h.
  • Conta com com elevadores e rampas de acesso.
  • O Sesc 24 de Maio fica localizado na Rua 24 de Maio, número 109. Fica próximo a Estação Anhangabaú e República da Linha Vermelha e São Bento da Linha Azul.

Mirante do Edifício Matarazzo


O Edifício Matarazzo sede da Prefeitura de São Paulo comtempla na sua visita guiada gratuita o  jardim suspenso localizado na cobertura do prédio no 14º andar.

O terraço com jardim é um mirante gratuito com vista privilegiada para o centro histórico de São Paulo.

mirantes-em-são-paulo-edificio-matarazzo-prefeitura-de-sp
Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

A construção de 1930 em estilo greco-romano e neobizantino, pertenceu a família Matarazzo até 1972 quando foi comprado pelo banco Banespa.

O prédio foi por anos uma das sedes do Banespa, em 2004 o prédio foi transferido para a Prefeitura de São Paulo.

Na visita guiada os participantes conhecem detalhes da arquitetura do prédio projetado pelo arquiteto italiano Marcello Piacentini.

mirantes-em-são-paulo-edificio-matarazzo-jardim-prefeitura-de-sp
Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

O Jardim Suspenso Walter Galera é o último local da visita guiada, os visitantes além da vista deslumbrante do Palácio Anchieta, Farol SantanderTheatro Municipal, podem admirar o jardim com 400 espécies de plantas e um lago com carpas.


Vista para o pôr do sol/noturna: Não é possível conferir devido ao limite de horário da visita guiada.


Como visitar o Mirante do Edifício Matarazzo


  • Para visitar o Mirante do Edifício Matarazzo é necessário realizar a visita guiada gratuita do projeto Vai de Roteiro.
  • As visitas acontecem de terça a sábado ás 14h30 e 16h30 e domingo e feriados às 10h30, 14h30 e 16h30.
  • Durante a semana a visita têm limite de 10 pessoas por grupo e no final de semana de 20 pessoas.
  • Não é realizado agendamento antecipado, para realizar a visita compareça com no máximo 1 hora e no mínimo 20 minutos antes do horário da visita na recepção do Edifício Matarazzo.
  • É necessário apresentar documento com foto e preencher uma ficha de inscrição.
  • A visita têm duração total de 1 hora e as vagas são preenchidas no dia por ordem de chegada.
  • O Edifício Matarazzo (Sede da Prefeitura) fica localizado no Viaduto do Chá, número 15, proxímo a Estação Anhangabaú da Linha Vermelha.

Mirante do Edifício Copan


O Edifício Copan é uma das obras mais marcantes do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e o mirante localizado no topo do prédio possui uma vista incrível de São Paulo.

edifício-copan
Foto: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

Localizado no coração do centro de São Paulo, o prédio possui 115 metros de altura e 120 mil metros quadrados de área construída.

É o maior prédio residencial feito de concreto armado do Brasil, ele possui até um CEP próprio por causa da quantidade de apartamentos.

mirantes-em-são-paulo-copan
Foto: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

Apesar da assinatura de Niemeyer, o arquiteto se desencantou com obra por causa das diversas modificações do projeto inicial, a supervisão foi feita até ser concluído pelo arquiteto Carlos Alberto Cerqueira Lemos.

O início do projeto começou em 1921, porém a construção apenas começou em 1957, sendo finalizada em 1966, com 32 andares, dividido em 6 blocos que possuem portarias exclusivas.

mirantes-em-são-paulo-copan
Foto: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

Localizado no topo do edifício o mirante permite uma vista 360º no ponto mais alto do Copan, porém as visitas gratuitas estão suspensas.


Como visitar o Mirante do Edifício Copan


  • As visitas gratuitas no Mirante do Copan estão suspensas desde o começo da pandemia e sem previsão de retorno.
  • O mirante era aberto para visitação gratuita em horários determinados na semana e não precisava de de agendamento.
  • A galeria comercial do térreo com restaurantes, cafeterias e lojas é aberto para o público todos os dias da semana.
  • O Edifício Copan conta com diversos apartamentos disponível para alugar, sendo uma forma única de apreciar a vista em diferentes momentos do dia.

Mirante do Espaço Priceless


O Espaço Priceless inaugurado em 2021 no terraço do Shopping Light, trouxe para o público além da experiência gastronômica, um novo mirante para contemplar.

A experiência começa no subsolo de acesso que traz um escultura iluminada em forma de túnel que leva aos elevadores da década de 1920.

O Edifício Alexandre Mackenzie também conhecido como Prédio da Light foi construído pelo escritório de Ramos de Azevedo entre 1926 e 1929.

Batizado de Botâma, o mirante do Espaço Priceless traz mesas ao ar livre e um paisagismo com diversas plantas que emolduram a visão do Teatro Municipal, Edifício Martinelli e Edifício Matarazzo do alto dos seus 50 metros.

No Espaço Priceless funcionam o Restaurante Abaru e Notiê com menu de temporadas assinado pelo premiado chef Onildo Rocha.


Vista para o pôr do sol: A vista não é panorâmica, o acesso nesse horário depende do funcionamento dos restaurantes

Vista noturna: Pode ser comtemplada de acordo com o horário de funcionamento dos restaurantes ou eventos no local.


Como visitar o Mirante do Espaço Priceless


  • O mirante do Espaço Priceless pode ser visitado por todos que visitam o Restaurante Abaru e Notiê.
  • As mesas no Mirante do Espaço Priceless são limitadas, é recomendado fazer reservas.
  • O Shopping Light oferece um walking tour gratuito no centro histórico que é finalizado no terraço do Espaço Priceless.
  • As reservas para o walking tour gratuito precisam ser realizadas com antecedência.
  • Confira o perfil do projeto SP da Garoa para conferir as novas datas do Walking Tour. do Shopping Light
  • O acesso ao elevador exclusivo é feito pela estacionamento com entrada pela Rua Formosa, número 157. Também é possível acessar o elevador por dentro do Shopping Light.

Mirante da Galeria do Rock


Apesar de não contar com um mirante oficial, é impossível não parar pra comtemplar a vista aberta dos andares da Galeria do Rock em direção a Avenida São João.

mirantes-em-são-paulo-galeria-do-rock-sp
Foto: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

O centro comercial mais popular de São Paulo, foi inaugurado em 1963 e depois de altos e baixos se consagrou como um ponto turístico do centro.

mirantes-em-são-paulo-galeria-do-rock-sp
Foto: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

Projetado pelo arquiteto Alfredo Mathia, conta uma arquitetura única, sua fachada em ondas se diferencia de outras construções próximas as Rua 24 de Maio e o Largo Paysandu.

galeria-do-rock-sp
Foto: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

Os andares com sua extremidades abertas criam uma vista privilegiada para a Avenida São João e no último andar a vista na alturas pode ser considerado mais um mirante gratuito em São Paulo.

No terraço do edifício acontecem eventos abertos ao público, como apresentações musicais, mas a entrada está sujeita a compra de ingressos.


Vista para o pôr do sol: Não possui vista panorâmica para o pôr do sol.

Vista noturna: É possível admirar a vista até o funcionamento às 19h nos dias semana. No sábado fecha ás 18h. Não abre no domingo.


Como visitar o Mirante da Galeria do Rock


  • A visita na Galeria do Rock pode ser realizada no horário de funcionamento de segunda a sexta das 9h às 19h e sábado das 9h às 18h.
  • Os andares podem ser acessados de elevadores e escadas (padrão e rolantes).
  • No terração localizado do topo do edifico acontecem eventos e apresentações musicais. Consulte a programação para saber como adquirir os ingressos.
  • Fica localizada na Avenida São João, número 439, próxima as Estações de Metrô Anhangabaú e República da Linha Vermelha

Mirante do Centro Cultural São Paulo


O Centro Cultural São Paulo – CCSP conta com 2 jardins suspensos que além de serem espaços de atividades culturais e de descanso na cidade, também são dois mirantes gratuitos perfeitos para apreciar a vista.

mirantes-em-são-paulo-jardim-centro-cultural-sao-paulo-ccsp
Foto: Divulgação- CCSP – Sônia Parma

Com uma construção marcada por diversas modificações, o CCSP foi inaugurado em 1982, promovendo acesso a cultura para a população de diversas regiões da cidade de forma gratuita.

Localizados no topo do edifício os 2 jardins suspensos estão voltados para lado opostos, um para a Rua Vergueiro e o outro para a Avenida 23 de Maio.

mirantes-em-são-paulo-jardim-centro-cultural-sao-paulo-ccsp
Foto: Divulgação/CCSP -Artur Cunha

A localização estratégica do CCSP, longe do burburinho da Liberdade e próxima a região da Avenida Paulista apresenta uma vista repleta de movimento e diversos arranhas céus.

É um ótima opção de visita pra quem procura comtemplar dois mirantes gratuitos em São Paulo que fogem das vistas mais clássicas.


Vista para o pôr do sol/Vista Noturna: Como os jardins suspensos fecham às 18h não é possível conferir a vista do pôr do sol e noturna. Porém são abertos em horário estendido para eventos. Confira a programação do CCSP


Como visitar os Mirantes do CCSP


  • Os dois jardins suspensos gratuitos do Centro Cultural São Paulo são acessados por escadas que ficam próximas ao foyer.
  • Funcionam em horários diferentes do CCSP, de terça a domingo das 11h às 18h. Não abrem em dias chuvosos.
  • O CCSP fica n a Rua Vergueiro, número 1000, entre o bairro da Liberdade /Aclimação. Fica do lado do Metrô Vergueiro da Linha Azul.

O que fazer no bairro da Liberdade


Mirante do MAC – USP


O Mirante do MAC-USP (Museu de Arte Contemporânea da USP) possui um dos mirante gratuitos com uma das vistas mais deslumbrantes de São Paulo.

mirantes-em-são-paulo-mac-usp-sp
Foto: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

Localizado no 8º Andar do edifício assinado por Oscar Niemeyer, têm como vizinho o Parque Ibirapuera também projetado pelo arquiteto.

A Passarela Ciccillo Matarazzo permite acesso ao portão 3 e 4 do Parque Ibirapuera e ao portão de acesso do MAC-USP.

mirantes-em-são-paulo-mac-usp-sp
Foto: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

O prédio foi sede do Detran-SP e virou casa do Museu de Arte Contemporânea da USP em 2012.

A vista do mirante contempla o Parque Ibirapuera, Obelisco, Avenida Pedro Álvares Cabral, prédios da Avenida Paulista e bairros próximos como a Vila Mariana.

mirante-mac-usp-sp
Foto: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

No mirante do MAC-USP funciona o Restaurante Vista aberto para almoço e jantar, comandado pelo chef Pedro Oliveira.


Vista para o pôr do sol: Possui um vista privilegiada para o pôr do sol em direção a paisagem do lado do Parque Ibirapuera.

Vista noturna: A vista noturna do mirante pode ser conferida até o fechamento do Restaurante Vista de terça a sábado até às 23h e domingo até às 21h. O MAC-USP fica aberto para visita da exposições até de terça a domingo até às 21h.


Como visitar o Mirante do MAC – USP


  • O mirante gratuito do MAC-USP pode ser visitado de terça a domingo a partir das 11h e até ás 23h (de terça a sábado até o fechamento Restaurante Vista) e até às 21h no domingo.
  • Não é necessário reservar ingresso para a visita do mirante e para as exposições.
  • O acesso é feito por elevadores localizados no térreo.
  • Conta com estacionamento gratuito.
  • Fica localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301.

Mirante do Museu do Ipiranga


Após passar 9 anos fechados, o Museu do Ipiranga abriu suas porta novamente em 2022.

O novo museu traz novas experiências e espaços, entre eles um dos mais novo mirantes em São Paulo, localizado no último andar.

museu-do-ipiranga
Foto: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

Projetado pelo arquiteto Tommaso Gaudencio Bezzi, o Museu do Ipiranga foi idealizado para ser um monumento a Proclamação da República.

mirante-museu-do-ipiranga
Foto: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

O prédio foi construído entre 1885 a 1890 e passou a abrigar o Museu Paulista em 1894, o primeiro museu público de São Paulo.

Localizado na sua torre central o mirante do Museu do Ipiranga traz um visão 360 graus, é possível admirar com exclusividade o Jardim Francês e Parque da Independência.

mirantes-em-são-paulo-museu-do-ipiranga
Foto: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

No alto do mirante também é possível comtemplar a Serra da Cantareira, Bairro do Ipiranga, Mooca e Vila Prudente.

Um parapeito de vidro garante a segurança para comtemplar a vista, o mirante conta com fotos e sinalizações de pontos de referências da região.

O acesso é feito por elevadores que levam a um andar com paredes de vidro com vista para a arquitetura do Museu do Ipiranga.

Uma rampa com acessibilidade levam a torre com parapeito de vidro.

Em dias de céu limpo a vista do mirante parece um pintura, sem dúvida um dos pontos altos da visita da nova fase do Museu do Ipiranga.


Vista para o pôr do sol/Vista Noturna: O limite de horário de visita no Museu do Ipiranga não permite ver a vista do pôr do sol e noturna do mirante.


Como visitar o Mirante do Museu do Ipiranga


  • A visita no Mirante do Museu do Ipiranga é feita em conjunto com a visita aos espaços do museu.
  • É necessário adquirir ingresso para visitar que conta com dia e horário marcado, eles são vendidos online e na bilheteria.
  • A entrada no Museu do Ipiranga é gratuita toda quarta feira, no primeiro domingo do mês e no feriados do aniversario de São Paulo (25/1) e da Independência (7/9).
  • Os ingresso gratuitos são disponibilizados apenas na bilheteria a cada 30 minutos para o proxímo horário. Não se espante com as filas pois a concorrência é alta nos dias de gratuidade. A bilheteria abre às 9h.
  • Contam com direito a gratuidade de acordo com a disponibilidade do dia: Crianças menores de 6 anos, comunidades USP, guias de turismo, servidores da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica, do estado de SP, em atividade e seus familiares e membros ativos do ICOM.
  • O valor do ingresso é R$ 15 (meia)e R$ 30 (inteira).
  • Funciona de terça a domingo das 10 às 17h (última entrada às 16h).
  • Está localizado na Rua dos Patriotas, número 100 , no bairro do Ipiranga.

Mirante da Praça Pôr do Sol


A  Praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiros conhecida como Praça Pôr do Sol é um mirante natural localizado no Alto do Pinheiros..

Possui vista exclusiva para ver o sol se despedindo da selva de pedra.

mirantes-em-são-paulo-praça-pôr-do-sol
Foto: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

Com uma ampla área verde de cerca de 31.000 m² com árvores remanescentes da Mata Atlântica, a Praça Pôr do Sol é perfeita pra quem busca relaxar de forma descontraída no gramado enquanto contempla o pôr do sol.

mirantes-em-são-paulo-praça-pôr-do-sol
Foto: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

No final da tarde o local é bastante movimentado, principalmente no final de semana e feriados, porém também é uma ótima visita pela manhã e a tarde pra curtir o ar livre com a família, pets e até fazer um piquenique.

A Praça Pôr do Sol passou por revitalização nos últimos anos para melhorar a experiência dos visitantes, algumas das principais intervenções feita pela Prefeitura de São Paulo foi cercar a aérea e estabelecer horário de visitação.

O local conta com dois playgrounds, petplay, aparelhos para exercícios, pista de caminha e corrida.


Vista para o pôr do sol: Com localização estratégica em um ponto alto da região de Pinheiros, têm vista panorâmica para o pôr sol no horizonte de prédios da cidade.

Vista noturna: Fica aberta para visitação diariamente até ás 20h.


Como visitar o Mirante Praça Pôr do Sol


  • A Praça Pôr do sol pode ser visitada de forma gratuita de segunda a domingo das 8h às 20h.
  • Não conta com estacionamento próprio, é possível estacionar na rua de acesso, porém as vagas são limitadas.
  • Está localizada no Alto do Pinheiros na região oeste de São Paulo, proxímo a Vila Madalena.
  • A Estação Faria Lima da Linha Amarela e Vila da Madalena são as mais próximas, porém ambas exigem um trecho de caminhada até a Praça Pôr do Sol.

Mirante do Pico do Jaraguá


O Mirante do Pico do Jaraguá fica localizado no Morro do Jaraguá na zona norte de São Paulo e faz parte do Parque Estadual do Jaraguá criado em 1961.

mirantes-em-são-paulo-do-pico-do-jaraguá
Foto: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

Representando o ponto mais alto de São Paulo, o Pico do Jaraguá conta com 1.135 metros de altitude e uma das vistas mais lindas da cidade, mesclando sua paisagem urbana e natural.

O Parque Estadual do Jaraguá possui 492 hectares de áreas de conservação de Mata Atlântica, sendo uma dos poucos locais da região metropolitana com mata nativa preservada.

Em 1994 foi eleito pela Unesco, um Patrimônio da Humanidade, fazendo parte da  Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo.

O parque oferece trilhas autoguiadas em meio a natureza de diversos níveis, a Estrada Turística do Jaraguá e a Trilha do Pai Zé levam ao Mirante do Pico do Jaraguá.

mirante-do-pico-do-jaraguá
Foto: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

Uma escadaria de concreto de 242 degraus  é o ponto final para chegar ao topo do mirante com vista panorâmica para a cidade.


Vista para o pôr do sol/Vista Noturna: Devido ao horário de funcionamento do Parque Estadual do Jaraguá não é possível contemplar o pôr do sol e a vista noturna do Mirante do Pico do Jaraguá.


Como visitar o Mirante do Pico do Jaraguá


  • Para visitar de forma o gratuita o Mirante do Pico do Jaraguá é preciso acessar a Estrada Turística do Jaraguá (carro, moto, bicicleta ou a pé) ou a Trilha do Pai Zé.
  • O acesso na Estrada Turística do Jaraguá (pedestres e ciclistas) e Trilha do Pai Zé é feito com agendamento online com dia e horário marcado.
  • Durante a semana não é preciso fazer agendamento de veículos para acessar a Estrada Turística do Jaraguá mas é necessário agendar no final de semana e feriados.
  • A subida de pedestres e ciclistas pela Estrada Turística do Jaraguá é realizada com agendamento de segunda a domingo das 7h às 16h.
  • Os veículos têm acesso agendado de segunda a sexta das 10h às 16h e final de semana e feriados das 12h às 16h.
  • Proxímo a portaria e no final da Estrada Turística do Jaraguá se encontra estacionamento gratuito mas com vagas limitadas.
  • O Parque Estadual do Jaraguá funciona de segunda a domingo das 7h ás 17h (com entrada até às 16h.
  • A portaria de acesso fica na Rua Antônio Cardoso Nogueira, número 539 no bairro da Vila Chica Luísa na zona norte de São Paulo.
  • Agende aqui sua visita no Parque Estadual do Jaraguá.

Mirantes mais altos em São Paulo


Nos lugares mais altos de São Paulo se encontram mirantes para visitar e conferir como é se sentir flutuando nas alturas.

Mas se engana quem pensa que somente em arranhas céus estão na lista dos mirantes mais altos de São Paulo.

Apesar de não serem gratuitos é uma experiência que vale o investimentos para os apaixonados por mirantes e que adoram viver experiências com vista panorâmica.

Confira todas as informações para planejar sua visita nos mirantes mais altos de São Paulo.


Mirantes mais altos de SP em prédios históricos


Mirante de Vidro do Sampa Sky


Os quatro mirantes de vidro do Sampa Sky ficam localizados no 42º Andar do Mirante do Vale, segundo prédio mais alto de São Paulo com 170 metros de altura e 51 andares .

Inaugurado em 1966 com projeto do arquiteto Waldomiro Zarzur, demorou seis anos para ser finalizado e por mais de 40 anos ocupou posição de prédio mais alto de São Paulo e do Brasil.

mirante-de-vidro-sampa-sky-pôr-do-sol
Foto: Divulgação/Sampa Sky

Ainda mantêm o título de prédio mais alto do centro de São Paulo e os quatro mirantes de vidro do Sampa Sky é um dos mais altos da cidade com 150 metros de altura.

O Sampa Sky foi aberto para o público em 2021, em um espaço de 700 m² (ampliado para 1.500 em 2023), localizado no antepenúltimo andar com salas no Mirante do Vale.

A estrutura de vidro inspirado no Sky Deck de Chicago, se estendem para fora do prédio prometendo trazer a sensação de flutuar nas alturas.

Os 4 mirantes de vidro em conjunto apresentam uma vista de 360º Graus do 42º Andar do Mirante do Vale.

mirante-em-são-paulo-de-vidro-sampa-sky
Foto: Divulgação/Sampa Sky

Um dos decks mais disputados é o do lado leste que fica sobre o Viaduto Santa Efigênia com vista exclusiva para o Farol Santander.

Os dois decks de vidro do lado oeste foram inaugurados em 2023 junto com a exposição permanente “Um Olhar de Dentro para Fora da Maior Cidade do Brasil” elaborada pelo Museu da Imigração e o IMS Paulista.  

mirante-em-são-paulo-de-vidro-sampa-sky-pôr-do-sol
Foto: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

No local ainda funciona uma cafeteria comandada pela 3 Corações e um bar com assinaturas da Corona e Jack Daniel’s.


Vista para o pôr do sol: O mirante de vidro do lado leste têm vista privilegiada para o pôr do sol.

Vista Noturna: É possível apreciar a vista noturna de acordo com o dia e horário de funcionamento.


Como visitar o Mirante de Vidro do Sampa Sky


  • Para visitar o Sampa Sky é necessário adquirir ingresso com dia e horário marcado, vendido online pelo site e aplicativo do Sympla.
  • No térreo do Mirante do Vale se encontra elevadores exclusivos para o Sampa Sky.
  • O acesso aos decks é feito por uma senha, acompanhada pelo visitante por um fila virtual pelo celular.
  • A permanência em cada deck é de 1,5 minutos por pessoa em cada senha gerada, porém não existe tempo de permanência mínima no espaço do Sampa Sky.
  • O tempo de espera varia de acordo com o dia da semana e horário. A duração estimada na fila é de 30 minutos a 2 horas.
  • São oferecidos 3 tipos de ingressos, para os decks do lado leste (leste e sul), para os novos decks do lado oeste (oeste e norte) e o Sampa Sky 360º com acesso aos quatro decks.
  • Os valores variam com o tipo de ingresso, horário e dia da semana. De R$ 50 (meia) a R$ 180 (inteira).
  • Funciona de terça a sexta das 11h às 18h30, sábado das 9h às 19h e domingo das 9h às 17h.
  • O Mirante do Vale fica na região central de São Paulo, uma das entradas fica na Praça Pedro Lessa, número 110, proxímo ao Metrô Anhangabaú.

Mirante do Farol Santander


O Farol Santander é uma das construções mais icônicas da cidade e conta com um dos mirantes mais altos de São Paulo, é atualmente o 5º prédio mais alto de SP com 161 metros de altura e 35 andares.

mirante-do-farol-santander
Foto: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

Foi projetado em 1939 por Plínio Botelho do Amaral inspirado no Empire State Building, demorou 8 anos pra ser finalizado e foi inaugurado em 1947.

Seu nome oficial desde 1960 é Edifício Altino Arantes em homenagem ao presidente do Banespa entre 1926 a 1930, porém ficou conhecido pelos paulistanos como Banespão e Prédio do Banespa.

mirante-do-farol-santander-pôr-do-sol
Foto: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

O edifício foi adquirido pela Santander em 2000 após o Banespa ser privatizado, passou por um projeto de restauração, sendo reinaugurado em 2018 como um dos mais novos e modernos centros culturais de São Paulo.

Fotos: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

Conta com um novo mirante com vista panorâmica localizado no 26º andar do edifício desde sua reinauguração.

mirante-em-são-paulo-do-farol-santander
Foto: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

O novo mirante traz parapeitos de vidros e uma vista exclusiva dos dois lados do edifício, no andar também funciona um cafeteria com decoração retrô comandado pela Mag Café.


Vista para o pôr do sol: O lado do mirante voltado para o Edifício Martinelli apresenta vista para o pôr do sol, porém a visão muda de acordo com a estação do ano, com menos ou mais visibilidade entre os arranhas céus do centro.

Vista Noturna: A entrada no edifício é até às 18h, porém a permanência é até as 20h, possibilitando conferir a vista noturna do mirante do Farol Santander.


Como visitar o Mirante do Farol Santander


  • A visita no Farol Santander é realizada com a compra de ingresso que além da visita no mirante também contempla as exposições temporárias e permanentes, Pista 21 (visitação) e Cozinha 31 (visitação).
  • Os ingresso são vendidos online e também na bilheteria. O valor é de R$ 40 (inteira), R$ 20 (meia) e R$ 36 (Cliente Santander).
  • O acesso até o mirante é realizado por elevadores e escadas.
  • No 28º andar funciona o Boteco 28 (não precisa de ingresso) e no subsolo o Bar do Cofre (recomendado reservar).
  • O horário de visitação é de terça a domingo das 9h às 20h. Os ingresso são vendidos por horário marcado até ás 18h.
  • Está localizado na Rua João Brícola, número 24, no centro histórico. A Estação de metrô mais próxima é a São Bento da Linha Azul.

Mirante do Terraço Itália


O Circolo Italiano mas conhecido como Edifício Itália é um dos arranhas céus mais famoso de São Paulo, o restaurante Terraço Itália no 41º Andar e 42º Andar possui uma das melhores vistas da cidade.

mirante-em-são-paulo-terraço-itália
Foto: Divulgação/Terraço Itália

Inaugurado em 1965, com 165 metros de altura e 46 andares foi por anos o prédio mais alto de São Paulo e hoje ocupa a 4º posição.

mirante-em-são-paulo-terraço-itália
Foto: Divulgação/Terraço Itália

O italiano Evaristo Comolatti apaixonado pela vista do Edifício Itália, inaugurou em 1967 o luxuoso restaurante Terraço Itália que se tornaria um ponto turísticos de São Paulo com vista panorâmica.

mirante-em-são-paulo-terraço-itália
Foto: Divulgação/Terraço Itália

Além do restaurante de gastronomia italiana aberto para almoço e jantar, o Bar do Terração Itália localizado no 42º Andar também conta com um vista de tirar o fôlego.

mirante-em-são-paulo-terraço-itália
Foto: Divulgação/Terraço Itália

Outra experiência oferecida é a visita no terraço com vista de mirante no 41º Andar para o público geral apreciar a vista.


Vista para o pôr do sol: A vista do pôr do sol pode ser conferida de forma panorâmica nas alturas com visita no bar ou no terraço.

Vista Noturna: O restaurante e o bar apresentam uma vista noturna deslumbrante de São Paulo.


Como visitar o Mirante do Terraço Itália


  • Para apreciar a vista do restaurante Terraço Itália durante o almoço e jantar, é recomendado fazer reserva antecipada.
  • O Bar do Terraço Itália não realiza reserva, as mesas são ocupadas por ordem de chegada.
  • A vista no terraço panorâmico é feita todos os dias das 15h às 19h. O valor é de R$ 50 por pessoa. É possível reservar antecipadamente.
  • Elevadores localizados no térreo levam até o Terraço Itália.
  • O restaurante funciona para almoço de segunda a domingo das 12h às 16h e jantar de segunda a quinta das 19h às 00h, sexta sábado das 19h às 1h e domingo e feriados das 19h às 23h.
  • O Bar abre de segunda a sexta das 15h às 00h, sábado das 12h às 1h e domingo e feriado das 12h às 23h.
  • As reservas devem ser solicitadas pelo [email protected] e WhatsApp (11) 2189-2940.
  • Fica localizado na Avenida Ipiranga, número 344. A Estação de metrô mais próxima é a República da Linha Vermelha

Mirante do Edifício Martinelli


O Edifício Martinelli com seus 106 metros foi o primeiro arranha céu de São Paulo e o mirante localizado no topo do prédio conta com uma vista privilegiada nas alturas, considerada uma das mais charmosas da cidade.

A sua construção é um projeto idealizado pelo imigrante italiano Giuseppe Martinelli de construir em São Paulo o prédio mais alto da América Latina.

mirante-do-edificio-martinelli
Foto: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

Com assinatura do arquiteto húngaro William Fillinger, começou a ser construído em 1924, porém até atingir seus 30 andares, passou por diversas polêmicas e embargos.

Nos cinco últimos andares ficava a residência da família Martinelli e no terraço do 26º Andar se encontra o mirante com vista panorâmica.

Em 1933 o prédio foi vendido para o Governo da Itália e embargado durante a Segunda Guerra Mundial.

mirante-do-edificio-martinelli
Foto: Deisy Rodrigues/São Paulo Sem Mesmice

Passou por um período de decadência até a Prefeitura de São Paulo assumir a gestão no final da década 70, quando foi realizada uma desapropriação e reformas.

O mirante do Edifício Martinelli foi aberto para população visitar de forma gratuita, porém seu funcionamento passou a ser inconstante até ser totalmente suspenso.

Em 2023 o terraço passou por uma concessão e o projeto prevê um novo mirante, espaço para exposições, restaurante, cafeteria, loja e centro de informação.


Como visitar o Mirante do Edifício Martinelli


  • As visitas no mirante no Mirante do Edifício Martinelli estão suspensas para restauro, sem divulgação de data de abertura.
  • O terraço passou por um concessão e a empresa TOKYO SP 110 LTDA ganhou a licitação para restauro do terraço, incluindo os andares 25º, 26º, 27º e 28º e térreo.
  • As visitas são previstas para serem realizadas de terça a domingo (inclusive em feriados), com um dia de gratuidade na semana.
  • Confira mais informações do projeto de concessão no site da Prefeitura de São Paulo.
  • Fica localizado na Rua São Bento, número 405, proxímo ao Metrô São Bento.  

Mirantes mais altos de SP em Parques Estaduais


Mirante da Pedra Grande – Parque Estadual da Cantareira


O Núcleo Pedra Grande do Parque Estadual da Cantareira conta com um dos mirantes naturais mais altos de São Paulo, apresentando um vista panorâmica da região norte e sul da cidade.

mirante-em-são-paulo-pedra-grande-parque-da-cantareira
Foto: Divulgação/Guia de Áreas Verdes Protegidas-Governo de São Paulo

Para chegar no Mirante da Pedra Grande com vista de 1.010 metros de altitude é necessário realizar a Trilha da Pedra Grande que possui percurso de cerca de 7 Km (ida e volta).

Uma extensão de granito no final da trilha apresenta uma vista de tirar o fôlego com vegetação remanescente da Mata Atlântica com o horizonte de arranhas céus de São Paulo.

mirante-em-são-paulo-pedra-grande-parque-da-cantareira
Foto: Divulgação/Guia de Áreas Verdes Protegidas-Governo de São Paulo

A trilha é considerada de nível difícil pela altitude, é toda autoguiada e realizada em estrada pavimentada.

O Núcleo Pedra Grande também conta com a Trilha do Bugio (330m), Trilha das Figueiras (1.200m) e Trilha da Bica (1.500m).

trilha-pedra-grande-parque-da-cantareira
Foto: Divulgação/Guia de Áreas Verdes Protegidas-Governo de São Paulo

No Núcleo Águas Claras a Trilha Suçuarana têm ligação com o Núcleo Pedra Grande, levando também ao mirante.


Vista para o pôr do sol/Vista Noturna: Por causa do horário limite de funcionamento do Núcleo Pedra Grande do Parque Estadual da Cantareira não é possível contemplar o pôr do sol e a vista noturna do Mirante da Pedra Grande.


Como visitar o Mirante da Pedra Grande


  • Para visitar o Mirante da Pedra Grande é preciso percorrer a Trilha da Pedra Grande localizada no Parque da Cantareira – Núcleo Pedra Grande.
  • Também é possível acessar a Trilha da Pedra Grande pela Trilha Suçuarana no Núcleo Águas Claras.
  • É necessário comprar ingresso para acessar a entrada da trilha para o mirante, ele é vendido no site da Urbia Parques e contempla entrada no Núcleo Pedra Grande, Engordador e Águas Claras.
  • O valor do ingresso é R$ 25 (meia) e R$ 50 (inteira).
  • A visita no Parque da Cantareira – Núcleo Pedra Grande/Águas Claras acontece de segunda a domingo das 8h às 17h (entrada até 16h).
  • O acesso no Núcleo Pedra Grande é na Rua do Horto, número 931, na Portaria 1 do Parque Horto Florestal.
  • A entrada do Núcleo Águas Claras é na Av. Sen. José Ermírio Moraes, S/N , Sítio Barrocada – Mairiporã/São Paulo.

Mirantes perto de São Paulo


Confira nossos guias com mirantes naturais perto da capital de São Paulo.

Pedra Grande de Atibaia 

Pico do Olho D’Água em Mairiporã

Morro do Nhangussu em Guarulhos

Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí


O São Paulo Sem Mesmice não se responsabiliza por mudança de horários dos locais mencionados na matéria e da alteração de valores dos ingressos Apesar de buscamos manter as informações atualizadas, recomendamos confirmar antes da visita.


Leia também



Utilize nossos links de afiliados sem custo algum e contribua pra manter o São Paulo Sem Mesmice atualizado com as melhores dicas pra você.

Procurando Hospedagem? Faça sua reserva pelo Booking

Reserve os melhores passeios na Civitatis

Faça sua cotação de aluguel de carro na Rentcars

Contrate seguro viagem com desconto na Seguros Promo


Roteiros de viagem no estado de São Paulo

Holambra/Itu/Guararema

Campos de Jordão/Santo Antônio do Pinhal

São Bento do Sapucaí/Cunha/São Roque

Atibaia/Ubatuba/Embu da Artes


Sobre Deisy Rodrigues

Criadora, editora e fotógrafa do São Paulo Sem Mesmice, ama compartilhar experiências, escrever roteiros detalhados e inspiradores dos lugares por onde passa. É viciada em café, fã de musicais, apaixonada por gatos e adora descobrir lugares pra admirar o nascer/pôr do sol.

4 thoughts on “18 Mirantes em São Paulo 2024 – GRATUITOS E MAIS ALTOS

  1. Nossa, quantas dicas incríveis num só post!! Meus parentes que moram em São Paulo não devem conhecer esses mirantes e nem imaginam o que estão perdendo. Vou compartilhar com eles essas informações, obrigada.

  2. Olá
    Eu adorei as sugestões de mirantes em São Paulo :). As vistas são maravilhosas. Quero ir em todos.

  3. Que maravilha as vistas, São Paulo possui mirantes incríveis, fiquei com vontade de conhecer, sua matéria é muito boa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *