Morro do Nhangussu em Guarulhos – Guia completo pra sua visita

morro-do-nhagussu-guarulhos

O Morro do Nhangussu é o cartão postal não oficial de Guarulhos que precisa urgentemente ser oficializado.

Ele é a prova que a segunda maior metrópole do estado está repleta de área verde esperando para ser explorada. 

ensaio-morro-do-nhangussu
Foto: São Paulo Sem Mesmice / Deisy Rodrigues

Porém confesso que mesmo como guarulhense e moradora da cidade, demorei bastante tempo pra conhecer o Morro do Nhangussu.

Mas desde a primeira visita virou meu lugar favorito em Guarulhos, tanto que já perdi a conta de quantas vezes voltei. 

O principal motivo pelo qual coloquei o Morro do Nhangussu no topo da minha lista de atrações em Guarulhos é que a vista é surpreendente e sem dúvida o melhor local pra apreciar o nascer e pôr do sol na cidade.

Mas onde fica o Morro do Nhangussu? Como chegar? É possível acessar de carro? Qual o nível da trilha? Quando ir?

Essa matéria têm como objetivo esclarecer essas e mais algumas perguntas pra que você planeje a sua visite com toda a tranquilidade. 

Acesse abaixo os tópicos da matéria.


Rochas Pré-Históricas e Mineração


Antes de planejar sua visita ao Morro do Nhangussu é interessante conhecer a região onde ele se localiza e sua importância natural e histórica.

De acordo com estudos realizados com as rochas da região, acredita-se que Guarulhos estava colada na África do Sul e sua separação aconteceu há 135 milhões de anos durante a Pangeia.

o-que-fazer-em-guarulhos
Foto: São Paulo Sem Mesmice / Deisy Rodrigues

O que explica o formato curioso e único das rochas do Morro do Nhangussu, que se projetam para fora do morro como se tivesse se separado de outra metade.

Além disso pesquisas afirmam que Guarulhos foi coberta pelo mar e a presença de vulcões e erupções foi responsável por trazer ouro do núcleo da terra.

morro do nhangussu-guarulhos
Foto: São Paulo Sem Mesmice / Deisy Rodrigues

Tanto que na parte baixa da região do Morro do Nhangussu se encontra a Lavras Velha do Geraldo, que é considerada a lavra de mineração de ouro mais antiga do Brasil.

O Morro do Nhangussu também sofreu com a mineração, as rochas da sua superfície é composta de xisto, que se assemelha a ardósia, muito usada no revestimento de pisos e paredes.

rochas-morro-do-nhangussu
Foto: São Paulo Sem Mesmice / Deisy Rodrigues

A bacia hidrográfica é outro destaque da região, nas proximidades se encontra cachoeiras acessíveis por trilhas e em propriedades particulares.

No bairro vizinho do Morro Grande fica a nascente do Rio Jaguari.


Nhangussu é uma variante da palavra de origem tupi-guarani Aguaçú que significa grande em tamanho, intensidade e valor.


Morro do NhangussuMirante com vista de 360 Graus


O Morro do Nhangussu é o segundo ponto mais alto de Guarulhos com seus 961 metros de altura.

Ele perde em altitude para o Pico do Gil com 1430 metros, que é considerado o pico mais alto da região metropolitana e faz parte do Parque Estadual do Itaberaba.

serra de itaberaba
Foto: São Paulo Sem Mesmice / Deisy Rodrigues

É possível avistar o Pico do Gil no Morro do Nhangussu, assim como a Serra do Itaberada que o cerca, compondo uma vista deslumbrante, que fica ainda mais fascinante com o nascer e pôr do sol.

Outras vegetações que é possível observar do Morro do Nhangussu é a Serra da Cantareira, Bananal e a Serra da Mantiqueira no Vale do Paraíba.

Além da vista dos arranhas céus da capital, as cidades vizinhas da região metropolitana como Santa Isabel, Arujá, Mairiporã e Nazaré também podem ser apreciadas.

morro do nhangussu-guarulhos
Foto: São Paulo Sem Mesmice / Deisy Rodrigues

A Pedreira Pau Pedra localizada no bairro Capelinha em Guarulhos é mais um componente da paisagem que cerca a região.

O bairro da Água Azul, Bonsucesso, Pimentas e Jardim Fortaleza em Guarulhos têm vista privilegiada, assim como o Aeroporto Internacional de Guarulhos, é comum ver aviões pousando e decolando.

o-que-fazer-em-guarulhos
Foto: São Paulo Sem Mesmice / Deisy Rodrigues

Aliás essa mistura de paisagem natural com urbana que o Morro do Nhangussu proporciona do seu topo é fascinante, ao mesmo tempo que traz uma conexão com a natureza, mostra que a selva de pedra não fica longe.


Onde fica o Morro do Nhangussu


Fica localizado no bairro Água Azul em Guarulhos, que fica cerca de 20 km de carro do centro da cidade e 40 Km da zona norte de São Paulo.

O bairro Água Azul fica na região norte de Guarulhos, é considerado zona rural da cidade, a maioria das ruas não são pavimentadas e têm grande presença de chácaras e sítios.

Além do Morro do Nhangussu outros atrativos do bairro é o Balneário Água Azul e o Horto Florestal.


Como chegar no Morro do Nhangussu


Apesar de ficar em uma região mais afastada do centro de Guarulhos o acesso ao Morro do Nhangussu não é complicado, abaixo você encontra todas as formas de chegar.


De carro até a entrada do Morro do Nhangussu


O trajeto de carro tanto pra quem vêm de Guarulhos ou das cidades próximas é praticamente todo pavimentado e sinalizado até chegar a subida pro Morro do Nhangussu.

O percurso indicado pelo Waze e que seguimos é pela Rodovia Presidente Dutra, pegando o retorno pra Avenida Paschoal Thomeu que leva a Estrada Acácio Antônio Batista até o Bairro Água Azul.

Fique atento que chegando próximo a Avenida Monte Carlo o trajeto pelo Waze indica uma estrada particular não acessível, continue pela Avenida Miami até a Avenida Monte Carlo.

como chegar no morro do nhangussu
Rua São Gothart proxíma ao Morro do Nhangussu. Foto: Deisy Rodrigues

A subida para o Morro do Nhangussu é pela Avenida Monte Carlo, que continua com a Rua São Gothart ou Monte Bianco.

Ambas levam a entrada do Morro do Nhangussu, onde se encontra uma pequena trilha de cerca de 300 metros até o topo.

Essa última parte do trajeto é a que exige mais esforço do carro por se tratar de um subida íngreme e não pavimentada, porém não é necessário carro 4×4 pra realizar o percurso.

Próxima a entrada se encontra local pra estacionar o carro, ele fica alguns metros próximo a entrada da pequena trilha.

A trilha na mata até o morro, é uma subidinha leve e não exige muito esforço.

como chegar no morro do nhangussu
Entrada a esquerda para o Morro do Nhangussu. Foto: Deisy Rodrigues

Porém recomendo evitar planejar visitar se o seu carro é baixo em épocas de chuvas constantes, pois a estrada de terra fica bem prejudicada quando chove ao ponto do carro patinar.

Nosso carro já empacou na subida na Avenida Monte Carlo e tivemos que deixar ele no caminho e subir o restante a pé.

Em época de pouca chuva a estrada fica mais compactada e a subida mais tranquila, já subimos com o carro próximo ao topo em meses secos sem nem forçar muito o veículo.


De carro até a Avenida Monte Carlo


Caso não fique animado em subir com seu carro até a entrada do Morro do Nhangussu ou deseje subir a pé, a melhor alternativa é deixar o carro estacionado próximo a Rua Monte Carlo.

Deixamos o carro estacionado na Rua Eduardo Raposo Bernardo que cruza com a Avenida Monte Carlo, fica do lado de uma pracinha, é uma rua residencial e pouco movimentada.


Trilha até o Morro do Nhangussu


A subida pela Avenida Monte Carlo seguida da Rua Monte Bianco ou São Gothart até a entrada do Morro do Nhangussu é um trajeto curto de média de 1,5 Km, porém como é praticamente subida exige certo esforço físico.

A subida é bem íngreme e o trajeto todo de terra, que exige atenção redobrada na volta para não escorregar.

A Rua São Gothart têm um trajeto mais curto que a Rua Monte Bianco porém as duas levam até a entrada do Morro do Nhangussu.

trilha-morro-do-nhangussu
Final da Trilha para o Morro do Nhangussu. Foto: Deisy Rodrigues

Como essa parte do trajeto não é bem sinalizada, deixe o Waze ou Google Maps ligado pra não deixar de virar a Rua Monte Bianco ou São Gothart.

Use sapatos e roupas confortáveis pra fazer a trilha e não esqueça de levar água, apesar de ter uma barraquinha próxima a entrada, nem sempre está funcionando.

Já fizemos esse trajeto no verão e no inverno, com o tempo mais ameno o esforço físico foi menor e a estrada estava melhor com menos desnível.


De ônibus + Trilha


É possível fazer a maior parte do trajeto de ônibus e caminhar o restante do percurso até o Morro do Nhangussu.

Nessa opção a caminhada vai ser maior que deixar o carro na Rua Monte Bianco já que o ônibus não passa perto dela.

A linha municipal de Guarulhos 883 – Água Azul que sai do Terminal Pimentas leva ao bairro Água Azul mas não passa perto do Morro do Nhangussu.

Outra opção é a linha 880 – Água Azul que sai do Terminal São João e também passa na Avenida Guanabara.

É preciso descer na altura do número 900 da Avenida Guanabara e virar na Avenida Canes até chegar na Avenida Monte Carlo.

Depois é só continuar subindo pela Rua Monte Bianco ou Rua São Gothard até a entrada do Morro do Nhangussu.

Pra quem vêm da capital, no Terminal do Metrô Armênia saem ônibus que passam no Terminal Pimentas em Guarulhos, onde é possível pegar a Linha 883 – Água Azul.


Linhas da EMTU que partem do Terminal Armênia (SP) / Terminal Pimentas (Guarulhos)

341 – Vila Any / 501 -Itaquaquecetuba (Parque Piratininga)


Pra retornar siga caminhando para a Avenida Guanabara onde passa a linha 883Terminal Pimentas e 880 – Terminal São João.


De moto e bicicleta


É possível acessar o topo do Morro do Nhangussu também de moto e bicicleta, passando inclusive pela trilha depois da entrada até sua base.

Porém fique atento que não existe ciclovias em nenhuma das vias, evite horários mais movimentados pra ir de bicicleta.


Quando visitar o Morro do Nhangussu


Como não existe nenhum controle da Prefeitura de Guarulhos do acesso dos visitantes ao Morro do Nhangussu ele pode ser visitado em qualquer horário e dia do ano.

Mas o melhor horário pra apreciar a vista e subir a pé, é pela manhã ou no final da tarde que o sol não está alto.

ensaio-morro-do-nhangussu
Foto: São Paulo Sem Mesmice / Deisy Rodrigues

Visitar durante nascer e pôr do sol são experiências únicas no Morro do Nhangussu pra comtemplar a paisagem.


A entrada na Morro do Nhangussu é gratuita


Não é uma atrativo que costuma ter aglomeração mas nos finais de semana e feriados, principalmente no pôr do sol têm mais movimento.

Das vezes que fui na semana no nascer do sol e pela manhã apenas uma vez encontrei um pequeno grupo que estava acampando, nas outras visitas estava vazio .


O que fazer no Morro do Nhangussu


Nascer e pôr do sol


Sou completamente apaixonada pelo nascer e pôr do sol nas montanhas e quando descobri que tinha uma vista de tirar o fôlego desses dois momentos no Morro do Nhangussu, que fica menos de 15Km de casa não demorei para ir conferir.

A vista que já sensacional fica ainda mais maravilhosa com o sol brilhando com a Serra de Itaberaba como moldura e se quiser repetir, cada experiência vai ser diferente, com novas cores e até a vegetação ao redor muda.

nascer-do-sol-guarulhos
Foto: São Paulo Sem Mesmice / Deisy Rodrigues

No inverno e outono é comum encontrar algumas nuvens que trazem uma pintura única para o céu, na primavera é mais fácil pegar dias de céus limpo e no verão varia de acordo com os dias chuvosos.

Como é possível perceber pelas minhas fotos cada experiência de nascer e pôr do sol no Morro do Nhangussu é diferente.

nascer-do-sol-guarulhos
Foto: São Paulo Sem Mesmice / Deisy Rodrigues

Fotografar


Não falta ideias de fotografia no Morro do Nhangussu, veja abaixo algumas delas.

  • Fotografar sua vista panorâmica de 360 graus.
  • Compor ângulos criativos das rochas que fazem parte da sua paisagem.
  • Se planejar pra visitar durante o nascer e pôr do sol e fotografar esse momento.
  • Fazer um ensaio no Morro do Nhangussu com um fotógrafo profissional.
ensaio-morro-do-nhangussu
Foto: São Paulo Sem Mesmice / Deisy Rodrigues

Caminhar no Morro do Nhangussu


O Morro do Nhangussu têm um formato de S, tendo poucos desníveis no seu topo e as suas pedras podem ser percorridas sem dificuldades então pode ser tranquilamente explorado.

Pra tirar fotos de diferentes ângulos vale a pena percorrer o morro de norte a sul.

o-que-fazer-em-guarulhos
Foto: São Paulo Sem Mesmice / Deisy Rodrigues

Relaxe em contato com a natureza


Aprecie a paisagem com calma e relaxe em contrato com natureza, o Morro do Nhangussu têm um ambiente tranquilo, perfeito pra revigorar as energias.

ensaio-morro-do-nhangussu
Foto: São Paulo Sem Mesmice / Deisy Rodrigues

Encontre um lugar pra sentar, respire, sinta a brisa que sempre têm lá em cima e se permita desacelerar.


Acampe no Morro do Nhangussu


Não existe nenhuma regulamentação impedindo de acampar no local, pra quem quiser viver essa experiência não deixe de levar embora seu lixo e de cuidar pra manter o local preservado.


Preservação do Morro do Nhangussu

Apesar da sua importância como patrimônio natural e histórico o Morro do Nhangussu não é alvo de nenhuma política pública pela Prefeitura de Guarulhos ou do Governo Estadual pra sua preservação.

pedras-morro-do-nhagussu
Foto: São Paulo Sem Mesmice / Deisy Rodrigues

Por isso sua preservação depende de quem o visita, valorize esse importante atrativo do estado e não degrade as suas rochas, nem faça queimadas e não deixe lixo no local, se puder leve o lixo que estiver no seu caminho embora.

Algumas rochas estão vandalizadas com escritas desnecessárias e pichações, é comum também ver queimadas nelas onde foi acendido fogueira e lixo deixado no local.

É necessário garantir sua proteção mas também torna-lo acessível de forma consciente, tanto para o turismo como para a educação ambiental.

Mas como é um local sem nenhuma regulamentação poderia até ter sofrido mais deterioração, o que mostra que muitas pessoas que visitam ainda têm consciência em protegê-lo.

ensaio-morro-do-nhangussu
Foto: São Paulo Sem Mesmice / Deisy Rodrigues

Apesar de não receber a atenção que merece dos órgãos públicos, só o fato Morro do Nhangussu ainda existir é uma pequena vitória, se for visitar contribua para mantê-lo preservado.


Onde se hospedar em Guarulhos

Procurando onde se hospedar em Guarulhos ? Veja a seleção de hospedagem na cidade.


Hotéis no Centro de Guarulhos



Hotéis próximo ao Aeroporto de Guarulhos



Hotéis com transfer gratuito para o Aeroporto



Hotéis dentro do Aeroporto



Veja todas as opções de hospedagens em Guarulhos


Utilize nossos links de afiliados sem custo algum e contribua pra manter o São Paulo Sem Mesmice atualizado com as melhores dicas pra você.

Procurando Hospedagem? Faça sua reserva pelo Booking

Reserve os melhores passeios na Civitatis

Faça sua cotação de aluguel de carro na Rentcars

Contrate seguro viagem com desconto na Seguros Promo


Leia também

Todas as formas de chegar e sair do Aeroporto de Guarulhos

Pedra Grande de Atibaia – Tudo que você precisa saber pra visitar

Pico do Olho D’Água – Guia com tudo que você precisa saber pra visitar

Guia da Pedra Baú – Como chegar, trilhas, o que fazer e mais


Veja nossos roteiros de viagem no estado de São Paulo

Holambra/Itu/Guararema

Campos de Jordão/Santo Antônio do Pinhal

São Bento do Sapucaí/Cunha/São Roque

Atibaia/Ubatuba/Embu da Artes


About Deisy Rodrigues

Criadora, editora e fotógrafa do São Paulo Sem Mesmice, ama compartilhar experiências, escrever roteiros detalhados e inspiradores dos lugares por onde passa. É viciada em café, fã de musicais, apaixonada por gatos e adora descobrir lugares pra admirar o nascer/pôr do sol.

35 thoughts on “Morro do Nhangussu em Guarulhos – Guia completo pra sua visita

  1. Post muito útil, com informações precisas. Fiquei com muita vontade de conhecer. Obrigada!

    1. Olá Jacqueline, que bom que gostou da matéria e que achou as dicas úteis, o Morro do Nhangussu é uma atração em Guarulhos que vale muito conhecer.

  2. Gostei muito do lugar, pode me mandar como chegar de fácil acesso, gostaria muito de conhecer o lugar.

  3. Não conhecia o Morro do Nhangussu em Guarulhos, a vista é espetacular e merece a visita! Obrigada por compartilhar

  4. Que interessante, pode ir pela Dutra! Já peguei tanto essa rodovia e nunca imaginei que poderia ter esse mirante incrível perto de Guarulhos! Vc é fera nas dicas!

    1. Olá Dani, o acesso pela Rodovia Dutra é muito tranquilo para o Morro do Nhangussu, só o trajeto final é em estrada de terra. Recomendo muito visitar.

  5. Adorei estas dicas do Morro do Nhangussu em Guarulhos. Fiquei doida pra conhecer!

  6. Obrigada por compartilhar tanta informação boa sobre o Morro do Nhangussu em Guarulhos! Estou querendo conhecer e vai me ajudar muito, não vejo a hora!

  7. Olá bem que belas imagens adorei é mesmo um lugar maravilho, estamos no “topo do mundo” e respirar ar puro.
    Obrigado pela viagem e pelas fotografias de sonho, que nos fazem sonhar.
    beijos

    1. A sensação de visitar mirantes naturais é mesmo essa de se sentir no topo. O Morro do Nhangussu com essa vista de 360 graus é um ótimo passeio pra apreciar a paisagem e respirar ar puro.

  8. Olá, tudo bem?

    Nossa, que lugar maravilhoso, já fiquei babando demais em suas fotos, que conseguiram trazer uma sensação de leveza e satisfação enorme. Creio que eu iria amar visitar esse Morro. É uma pena como lugares assim muitas vezes não são reconhecidos. Uma pena, de fato. Adorei demais o post, arrasou!

    Beijos!

    1. O Morro do Nhgangussu é um local que merece muito mais reconhecimento e me sinto privilegiada por morar tão perto dessa paisagem incrível. Obrigada pelos elogios e pela visita.

  9. Oi Deisy,
    Eu não conheço Guarulhos, só de passagem na verdade, mas adorei o local, realmente é lindo e vale a pena conhecer. Adorei as informações que trouxe acerca do espaço. Já vou deixar salvo para visitar quando for de férias para SP.

  10. Morro do Nhangussu em Guarulhos, perto da casa do meu cunhado, uma pena que não tive a oportunidade de visitar, suas fotos ficaram lindas.

  11. Incrível pensar em São Paulo temos o privilégio de ter acesso a um local tão maravilhoso. Eu amei a dica e com certeza vai entrar para a minha lista! Beijos

    1. Olá Juliana, são tantos lugares maravilhosos no estado de São Paulo, o Morro do Nhangussu em Guarulhos é um que vale a pena entrar na lista de lugares para visitar.

  12. Oie, tudo bem? Uau que paisagem mais linda. Impossível não querer conhecer hein… Aqui em SC está tão frio não dá nem vontade de sair de casa haha Amo a natureza e também fotografar o nascer e o pôr do sol. Lindas fotos. Um abraço, Érika =^.^=

    1. A vista que se têm do Morro do Nhangussu é incrível e fica ainda mais linda no nascer e pôr do sol. O bom da temperatura mais baixa é fazer a trilha para o topo, já fiz no verão e me cansei muito mais.

  13. Oi Desy, tudo bem?
    Meu coração ficou apertado na quinta foto debaixo para cima, não sei se é você, ali naquela ponta da rocha. E o medo de cair? Risos… Mas fiquei babando pelas fotos do nascer e pôr do Sol. O lugar é lindo! Adorei as dicas de como chegar e as informações históricas do lugar também.
    beijinhos.

    1. Olá Cila, o Morro do Nhangussu possui rochas que permitem ângulos diferentes e nessa foto eu estou bem longe do topo e em uma altura segura, pode ficar tranquila. Que bom que gostou da matéria e achou útil as informações.

  14. Não imaginava um lugar incrível como esse em Guarulhos. Perfeito para passar um tempo em contato com a natureza!! Amei as fotos e as dicas de como chegar até o Morro do Nhangussu.
    Bjs!

  15. Minha mãe vive pertinho de Guarulhos e mesmo assim é a primeira vez que leio sobre o Morro do Nhangussu, com certeza vou incluir na minha lista de lugares para visitar.

  16. O Morro do Nhangussu é um lugar lindo, é maravilhoso está perto da natureza, o lugar tem muitas opções de pontos incríveis, as rochas são encantadoras, pra quem gosta da natureza, e lindas paisagens o lugar é perfeito. Amei as fotos, o Morro do Nhangussu precisa ser conhecido pelos brasileiros, bjs.

  17. Que lugar incrível, maravilhoso para fugir do corre corre diário, as imagens dão uma sensação de paz, amei!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *