15 motivos para você amar São Paulo

São Paulo não é uma cidade que as pessoas são ensinados a amar, se fala tanto dos seus defeitos que sua qualidades ficam tímidas em meio das reclamações do trânsito, poluição e insegurança, mas se engana quem pensa que São Paulo pode ser resumida pelos seus problemas, a sua intensidade e complexidade conquista aqueles que têm uma mente aberta e disposição para conhecer a São Paulo multifacetada, por isso para comemorar o aniversário de 464 anos de São Paulo, listamos 15 motivos para você amar São Paulo que vão despertar em você sentimentos repletos de ternura pela terra da garoa.

1- Arquitetura

São Paulo apesar de ser chamada de selva de pedra e ser conhecida pelos seu arranhas céus, possui uma arquitetura que passa por diversos estilos e épocas, que marcaram a sua história e fazem parte do seu desenvolvimento como metrópole. 

Catedral da Sé

Construções históricas como o Pateo do Colégio e a Catedral da Sé se misturam com prédios clássicos como o Theatro Municipal de São Paulo e o Edifício Martinelli, obras de grandes arquitetos como o Edifício Copan de Niemeyer e o Masp da Lina Bo Bardi têm presença marcante assim como a arquitetura inovadora do Hotel Unique e do Japan House, isso apenas para citar alguns dos prédios que são motivos para você amar São Paulo.

Fachada do Japan House e Mural do Eduardo Kobra em homenagem a Oscar Niemeyer

2- Parques

Em toda a cidade de São Paulo se encontram mais de 109 parques, divididos entre parques urbanos e os que estão em reserva ambiental protegida, que vão fazer você repensar o título de cidade cinza para maior metrópole da América Latina.

Parque Ibirapuera

O Parque Ibirapuera é com toda a certeza é o mais amado e frequentado pelos paulistanos, mas outros parques urbanos também fazem bastante sucesso, entre eles estão o Parque Villa Lobos, Parque da Juventude e Parque da Independência, o Horto Florestal e o Parque Ecológico do Tiête são pra quem procura maior contato com a natureza, contudo todos são um oásis de ar puro e muito verde.

Parque Villa Lobos

Orquidário Ruth Cardoso no Parque Villa-Lobos


3- Avenida Paulista

A Avenida Paulista é uns dos grandes símbolos de São Paulo que não podia deixar de está nessa lista de 15 motivos para você amar São Paulo, ela é repleta de efervescência cultural que é encontrada nos seus museus e centros culturais e também nas suas manifestações artísticas de música e arte.

Masp

Restaurantes, lojas, livrarias e cinemas se espalham em toda a sua via que possui 2,8 Km de comprimento. Não deixe de apreciar a Avenida Paulista nos domingos e feriados quando ela é aberta e conferir ela sem carro ocupada pela população.

Avenida Paulista aberta

4 – Cultura

Mesmo quem nasceu e mora em São Paulo não deve ter conseguido visitar todos os museus e centros culturais que a cidade possui, São Paulo possui 101 museus e 46 centros culturais, número esse que em qualquer momento pode  aumentar já que sempre um novo centro cultural está sendo inaugurado, com isso a cidade têm  sempre uma programação ampla e diversificada.

Pinacoteca de São Paulo

Já pra quem gosta de produções teatrais se sentem realizado em São Paulo, são mais de 182 teatros que produzem espetáculos que vão de originais da Broadway a produções independentes, além disso concertos musicais, balés, óperas e shows fazem parte da programação teatral o ano todo. Cinema em São Paulo também não falta são 282 salas, que inclui cinemas modernos com salas vips a cinema de rua com filmes alternativos. 

Theatro Municipal de São Paulo

Musicais imperdíveis para assistir em São Paulo em 2018


5 – Gastronomia

Ninguém pode negar que São Paulo é a cidade mais gastronômica do Brasil, são mais de 15 mil restaurantes de 52 nacionalidade e 20 mil bares que se espalham por todos os cantos da cidade e que atendem os mais diferentes gostos e bolsos, desde restaurantes que estão no Guia Michelin a um PF (Prato Feito) disputado na hora do almoço, não importa o que você  quer comer, em São Paulo você não vai passar vontade.

Nhoque com mandioca e Tucupi no Esquina Mocotó do chef do Rodrigo Oliveira

6- Compras

Não importa se você está atrás de compras econômicas na rua 25 de março ou de marcas famosas na rua Oscar Freire, em São Paulo você encontra o que procura, já que não é por menos que a cidade é o maior centro de compras do país, são mais de 50 shoppings e 60 ruas de compras temáticas que vão de eletrônicos a decoração, mas não para por aí,  outlets, brechós, bazares e feiras são opções pra quem procura fugir da lotação da Rua Jose Paulino, Brás e Santa Efigênia.

7-  24 horas

Quando falam que São Paulo não dorme não é exagero, ela se mantêm funcionando 24 horas por sete dias na semana, restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, mercados, farmácias são só alguns dos lugares que sem dúvida você vai encontrar funcionando na cidade o dia todo. Não podemos esquecer da vida noturna de São Paulo, com baladas e festas que só terminam no outro dia.

8- Metrô

O metrô de São Paulo têm seus problemas, todo paulistano já ouviu o “paramos para aguardar a movimentação do trem a frente”, mas você já chegou a imaginar como seria se locomover na cidade sem ele ? Não é bom nem pensar, por isso ele está aqui na lista dos motivos para amar São Paulo, pois apesar do seu defeitos não sabemos como seria a vida das 4 milhões de pessoas que ele trasporta por dia sem ele.

Mapa da linhas Metrô e da CPTM em São Paulo

Se você ainda têm dúvida do metrô está aqui na lista dos 15 motivos para você amar São Paulo, saiba que ele foi eleitos pelos paulistanos como o melhor serviço de transporte da cidade, a CNN o elegeu como uns dos 10 melhores metrôs do mundo e o The Metro Awards o considerou o melhor sistema de metrô das Américas.

9 – Arte de Rua

São Paulo é uma galeria de arte urbana a céu aberto, que é umas das formas mais democrática de arte, estando disponível a todos sem cobrar nada por isso, ela colore e transforma a cidade, fazendo de São Paulo umas das grandes referências de arte urbana ou street art no mundo.

Graffiti do artista Daniel Melin na região da Luz

Lugares como o Beco do Batman na Vila Madalena, a Vila das Cores na Vila Mariana e o Museu Aberto de Arte Urbana na zona norte são lugares que são consagrados pela grande presença graffite, mas você encontra arte urbana espalhada por toda a cidade.

Beco do Batman na Vila Madalena

Beco do Batman na Vila Madalena – Galeria de Arte a Céu Aberto


Vila das Cores – Graffiti na Vila Mariana com a Arteria PontaPonta


10 – Multicultural

Em São Paulo é possível encontrar pessoas de diversas partes do mundo e do Brasil inteiro, fazendo São Paulo ser uma cidade multicultural e de multinacionalidades, é como se tivesse vários países em uma única cidade, são mais de 70 nacionalidades que trouxeram sua cultura e costume pra São Paulo, ajudando a criar sua identidade e construir sua história. 

Bairro da Liberdade marcado pela presença da cultura japonesa

11 – São Paulo do alto

Se existe um ângulo que é uns dos motivos para você amar São Paulo é ver ela do alto, o mais legal é que existe muitos lugares em São Paulo pra ter uma vista incrível, para citar alguns temos o Edifício Copan e o Terraço Itália no centro da cidade, o terraço do Museu de Arte Contemporânea – MAC e o Bar Sky na região do Parque Ibirapuera, o Mirante 9 de Julho e Instituto Moreilas Sales na Avenida Paulista pra quem ainda quer uma vista com muito verde, o Pico do Jaraguá e a Pedra Grande cumprem esse papel. 

Avenida Paulista do Terraço do Instituto Moreira Salles

12 – Programação Gratuita

Mesmo com a grana curta é possível aproveitar muito da programação cultural de São Paulo, já que muitos eventos, shows, exposições, festivais de cinema, peças de teatro, concertos e muito mais, têm entrada gratuita, é só ficar atento na programação e não perder as oportunidades. 

Museu Catavento Cultural é gratuito todos os sábados

13- Festivais Musicais e Shows

Se a programação teatral  é variada, a musical não fica devendo em nada, São Paulo recebe os principais festivais de músicas do Brasil, além de ser destino certo de shows de bandas e artistas nacionais e internacionais, que atende todas as tribos e gostos musicais, fala se não merece está na lista dos motivos para você amar São Paulo? 

14- Proximidade com o litoral

Muita gente reclama que a cidade de  São Paulo não têm praia contudo ela não está muito longe, são menos de duas horas do litoral norte e em torno de meia hora do litoral sul, que contam com praias paradisíacas com águas cristalinas, praias urbanas repletas de estrutura e até praias em ilhas, com toda certeza existe um cantinho na areia pra chamar de seu no litoral paulista. 

Pôr do sol na Praia de Guaratuba no litoral norte de São Paulo

15- Sem Mesmice

Ser uma cidade sem mesmice é um das razões que precisa está aqui nessa lista de 15 dos motivos para você amar São Paulo vocês não concordam? Pois mesmice é algo que São Paulo não se permite e não aceita, São Paulo é uma cidade de diversas oportunidades, novidades e escolhas. São Paulo é Sem Mesmice e acreditamos tanto nisso que carregamos esse título e buscamos sempre provar que a mesmice em São Paulo não têm vez.


Gostou da lista dos 15 motivos para você amar São Paulo ? Acredita que têm algum motivo faltando ? Então conta pra gente  nos comentários. 


♦ Procurando Hospedagem? Faça sua reserva pelo Booking ♦

♦ Contrate seguro viagem com desconto na Seguros Promo 

♦ Procurando aluguel de carro? Alugue com a RentCars 

♦ Ganhe até R$ 100 na sua primeira hospedagem no Airnbb ♦

♦ Ganhe até R$ 10 na sua primeira corrida com a Cabify com o código DEISYR8 ♦


Confira 12 Hostels Temáticos em São Paulo

10 passeios gratuitos para conhecer no centro de São Paulo

Aproveite 4 Passeios Gratuitos na Avenida Paulista

Guia das melhores sorveterias de São Paulo pra você conhecer

Visita Guiada na Galeria do Rock – Repleta de história e lugares exclusivo


Deisy Rodrigues

Viajante compulsiva, devoradora de livros, aspirante a cozinheira nas horas vagas e fotógrafa amadora, uniu umas das suas maiores paixões que é a cidade de São Paulo para reunir seu lado criativo, curioso e explorador e apresentar o que existe de melhor na paulicéia desvairada, mas sem deixar de lado outros destinos por onde passa.

10 thoughts on “15 motivos para você amar São Paulo

  1. Escreveu uma linda homenagem de aniversário à cidade do seu coração. Parabéns para Sampa e parabéns a vc Deisy, por divulgar o lado bom dessa metrópole

  2. Sou carioca mas amo São Paulo. Sem bairrismo! Adorei a lista, são muitos os motivos para curtir Sampa. A vida cultural e gastronômica é imbatível.

  3. sp tem sim muita coisa bonita para conhecer e precisa de vaarios dias ne! nunca passei mais de 10 dias e ainda assim tem varias partes da cidade q nunca fui!

  4. Tenho que confessar que antes de conhecer seu blog, São Paulo era um destino que eu não fazia a minima questão de conhecer. Após ver tanta coisa legal por aqui, a situação mudou completamente e sempre fico com aquela vontade de dar uma turistada por São Paulo na primeira oportunidade. 🙂

    1. Fico contente de ler seu comentário Itamar, meu objetivo é justamente esse mostrar o melhor de São Paulo e fazer com que as pessoas tenham cada vez mais interesse em conhecer a cidade.

  5. Excelente compilação. Eu amo São Paulo, mesmo sendo carioca, justamente por esses motivos. A gastronomia e a parte cultural, confesso que falam mais alto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *