10 passeios Gratuitos para fazer no Centro de São Paulo

São Paulo possui diversas atrações gratuitas e muitas delas estão concentradas no centro de São Paulo, sua diversidade inclui centros culturais, locais históricos, igrejas, mirantes e cartões portais da cidade, muitas deles podendo ser aproveitadas sem pagar nada, confira nossa lista com 10 Passeio Gratuitos para Conhecer no Centro de São Paulo e explore o centro da cidade em um roteiro econômico e repleto de lugares interessantes. 


10 Passeio Gratuitos para Conhecer no Centro de São Paulo


1) Mosteiro São Bento

Mosteiro São Bento

O Mosteiro São Bento é um dos símbolos do centro de São Paulo possui mais de 400 anos de história e o sítio em que se localiza é o mais antigo da cidade. A famosa missa com o coral de canto gregoriano acontece todos os domingos às 10h00 acompanhado de um órgão de 7.000 tubos. A Padaria do Mosteiro vende pães feitos pelos monges e no último domingo do mês acontece o famoso brunch.

Funcionamento: Segunda, terça, quarta e sexta das 06h ás 18h / Quinta 06h ás 08h / Sábado e domingo das 06h ás 12h e também 16h ás 18h.

Localização: Largo São Bento, s/n – Centro – São Paulo.

Sitehttp://mosteiro.org.br/


2) Centro Cultural do Banco do Brasil  SP

CCBB São Paulo

O Centro Cultural do Banco do Brasil – CCBB São Paulo, fica localizado bem no coração do centro de São Paulo, foi o primeiro prédio do Banco do Brasil na cidade adquirido em 1923. A construção foi totalmente reformado para abrigar o CCBB -São Paulo, elementos originais foram restaurados mantendo as características históricas do prédio. Foi inaugurado em 2011, sendo atualmente a quinta instituição mais visitada do Brasil, com uma programação acessível e de qualidade que inclui exposições, música, teatro e programas educativos com entrada gratuita ou preços populares.

Funcionamento: Domingo á Segunda das 9h as 21h.

Localização: Rua Álvares Penteado 112 – Centro – São Paulo.

Sitehttp://culturabancodobrasil.com.br/portal/sao-paulo


3) Solar da Marquesa de Santos

O Solar da Marquesa de Santos foi residência da Marquesa de Santos por mais de 30 anos, era centro de vários eventos da época, sendo conhecido como Palacete do Carmo, o imóvel passou por diversas transformações, sendo restaurado a partir de 1991. O piso superior ainda preserva as paredes de taipa e pilão do século XVIII. São expostos objetos e móveis usados pela Marquesa de Santos, incluindo cartas trocadas com D.Pedro I. A entrada é gratuita todos os dias de funcionamento. 

Solar da Marquesa de Santos

Funcionamento: Terça á domingo, das 9h às 17h.

Localização:  Rua Roberto Simonsen, 136B , Centro – São Paulo.


4) Casa da Imagem

Conhecida também como Casa Numero Um, a Casa da Imagem fica localizada ao lado do Solar da Marquesa de Santos e próximo ao Páteo do Colégio no centro de São Paulo. A Casa da imagem de São Paulo é destinada a divulgação, preservação e pesquisa das imagens da cidade, o prédio foi restaurada em 2009 e faz parte das 13 construções históricas que representam a evolução das  técnicas de construção e das residências aristocráticas do século XIX em São Paulo.

Casa da Imagem

Funcionamento: Terça á domingo, das 9h às 17h.

Localização: Rua Roberto Simonsen 136B, Centro – São Paulo.

Site: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/casa_da_imagem/


5) Caixa Cultural São Paulo

O Caixa Cultural São Paulo foi construído para ser a sede da instituição na cidade em 1939, o prédio é tombado e está apenas 100 metros da estação da Sé. No térreo se encontra um belo vitral  de mais de 6 metros de altura que retrata as riquezas de São Paulo, o prédio ainda conta com o Museu Caixa que retrata a história da instituição, quatro galerias com exposição temporárias, um grande salão e um auditório.

Caixa Cultural São Paulo

Localização: Praça da Sé, 111, Sé – São Paulo.

Funcionamento: Terça a Domingo as 09:00 às 19:00.

Sitehttp://www.caixacultural.com.br


6)  Catedral da Sé

Junto com o Mosteiro São Bento a Catedral da Sé é uma atração no centro de São Paulo que vai além da religião pois representa grande parte da história de São Paulo, fica localizada no marco zero da cidade e teve sua construção iniciada em 1913, sendo inaugurada somente em 1958, contudo seu formato atual só foi finalizado em 2002 durante sua restauração. A Catedral Metropolitana de São Paulo é a maior igreja de São Paulo, seu estilo mescla com o gótico e renascentista e seu órgão é o maior da América Latina. Para ouvir o toque dos 21 sinos é só passar pela região no 12h00 e 18h00. A sua cripta pode ser visitada por meio de visitas guiadas por um valor de R$ 7,00. 

Catedral da Sé

Localização: Praça da Sé, S/N, Sé – São Paulo.

Funcionamento: Segunda á sexta das 08h ás 19h / Sábado das 08h ás 17h /Domingo das 08h ás 18h.

Sitehttps://www.catedraldase.org.br/


Procurando hospedagem ?

Faça sua reserva pelo Booking por esse link, você não paga nada mais por isso e ajuda a manter o site sempre atualizado com as melhores dicas pra você.


6) Biblioteca Mário de Andrade

A Biblioteca Mário de Andrade é um ícone da arquitetura do centro de São Paulo, o edifício tombado pela ConprespCondephaat mescla técnicas modernas com clássicas, com destaque para o estilo art déco da sua fachada, o projeto de 1935 do arquiteto francês Jacques Pilon, foi concluído em 1942. O prédio conta com Sala de Estudos, Área de Convivência, Jardim Contemplativo, Biblioteca Circulante e Hemeroteca, sua programação cultural gratuita é sempre destaque na agenda da cidade. A Biblioteca Mario de Andrade possui mais de  3 milhões de itens, sendo a segunda maior biblioteca pública do Brasil. 

Biblioteca Mario de Andrade. Foto: Maíra Acayaba

Localização: Rua Consolação 94 – Centro – São Paulo. (Prédio Principal)

Funcionamento: Segunda á sexta das 08h ás 22h / Sábado e Domingo das 08h ás 20h.

Site: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma/


7) Red Bull Station

O prédio do Red Bull Station abrigou a antiga Estação Riachuelo, o espaço inaugurou em 2013 após uma grande reforma e passou a ser uma nova opção cultural no centro de São Paulo, com uma arquitetura que mescla o antigo com o moderno, o espaço abriga projetos experimentais de música, mostras, exposições show, palestras gratuitas e o café/retaurante A Cafeteria quw conta com um interessante menu executivo sazonal. O terraço do Red Bull Station proporciona uma bela vista das proximidades, não deixe de conferir. 

Red Bull Station. Foto: Divulgação

Localização:  Praça da Bandeira, 137, Centro – São Paulo.

Funcionamento: Terça a sexta das 11h as 20h e Sábado das 11h as 19h

Sitehttp://www.redbullstation.com.br/


8) Theatro Municipal de São Paulo

O Theatro Municipal de São Paulo é uns dos cartões postais de São Paulo que oferece visitas guiadas gratuitas,  que é uma forma de explorar os espaços internos do Theatro Municipal de São Paulo e conhecer mais sobre a sua história, as visitas são  agendadas por ordem de chegada  e têm capacidade para no máximo 50 pessoas. Saiba tudo sobre a visita guiada ao Theatro Municipal de São Paulo acessando aqui. A experiência de assistir uma apresentação no Theatro Municipal é única, fique atento pois a programação sempre conta com espetáculos gratuitos. 

Theatro Municipal de São Paulo

Localização: Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Centro – São Paulo.

Visitação: De terça-feira a sexta-feira às 11h, 15h e 17h, Sábado e feriados: às 11h, 12h, 14h e 15h.

Sitehttp://theatromunicipal.org.br/


9) Mercado Municipal de São Paulo

Mercado Municipal de São Paulo

O Mercado Municipal de São Paulo popularmente conhecido como Mercadão vai muito além do sanduíche de mortadela e do pastel de bacalhau, seu edifício é um atrativo a parte no centro de São Paulo, foi inaugurado em 1933, sendo totalmente reformado em 2004. Os vitrais  coloridos do artista russo Conrado Sorgenicht Filho foram restaurados, assim como a fachada e pintura, novos espaços foram entregue, o mezzanino e um salão de eventos. O Mercadão fornece visitas guiadas de terça a quinta, devendo ser agendada por telefone (11) 3313-3365.

Localização: Rua da Cantareira, 306, Centro – São Paulo.

Funcionamento: Atacado: Segunda a sábado, das 22 às 6 horas.Varejo: Segunda a sábado, das 6 às 18 horas. Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.

Sitehttp://www.oportaldomercadao.com.br/


10) Edifício Martinelli

Edifício Martinelli

O primeiro arranha céu da cidade têm uma história cheio de contradições, o Edifício Martinelli já foi embargado por causa da altura, sendo considerado durante anos o prédio mais alto de São Paulo, foi vendido ao governo da Itália e entrou em decadência na década de 60 á 70. Em 1979 o Edifício Martinelli depois de uma ação da prefeitura foi reformado e passou a abrigar alguns órgãos públicos da cidade. O Martinelli oferece visitas guiadas gratuitas pelo seu prédio que inclui visitação ao seu mirante, que têm umas das vistas mais privilegiadas no centro de São Paulo. 

Localização: O edifício tem três entradas: Rua Libero Badaró, 504 a 518; Rua São Bento, 397 a 413; Av. São João, 11 a 65, Centro – São Paulo.

Visitas: Segunda á sexta 9:30 as 11:30 e 14:00 ás 16:00.

A visitação está suspensa por tempo indeterminado, acompanhe no site do Edifício Martinelli para mais informações. 


 ♦ Procurando Hospedagem? Faça sua reserva pela Booking 

♦ Contrate seguro viagem com desconto na Seguros Promo 

♦ Procurando aluguel de carro? Alugue com a RentCars 

♦ Ganhe até R$ 100 na sua primeira hospedagem no Airnbb ♦


Aproveite  7 Passeios Gratuitos na Avenida Paulista

Confira 12 Hostels Temáticos em São Paulo

10 coisas pra fazer no calor em São Paulo

15 motivos para você amar São Paulo

Farol Santander – Centro Cultural com a melhor vista de São Paulo


Sobre Deisy Rodrigues

Criadora, editora e fotógrafa do São Paulo Sem Mesmice, ama compartilhar experiências, escrever roteiros detalhados e inspiradores dos lugares por onde passa. É viciada em café, fã de musicais, apaixonada por gatos e adora descobrir lugares pra admirar o nascer/pôr do sol.

2 thoughts on “10 passeios Gratuitos para fazer no Centro de São Paulo

  1. Como sempre ótimo roteiro, eu ainda nao conheci todos esses pontos turísticos, mas sempre que visito a cidade tento pelo menos conhecer mais coisas, como eu amo essa cidade!

    1. Flávia São Paulo é maravilhoso por isso, não importa quantas vezes se visita sempre têm lugares novos para conhecer, agora volte logo pra tentar riscar lugares dessa lista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *