São Paulo possui diversas atrações gratuitas e muitas delas estão concentradas no centro de São Paulo, sua diversidade inclui centros culturais, locais históricos, igrejas, mirantes e cartões portais da cidade, muitas deles podendo ser aproveitadas sem pagar nada, confira nossa lista com 10 Passeio Gratuitos para Conhecer no Centro de São Paulo e explore o centro da cidade em um roteiro econômico e repleto de lugares interessantes.
10 Passeio Gratuitos para Conhecer no Centro de São Paulo
1) Mosteiro São Bento
O Mosteiro São Bento é um dos símbolos do centro de São Paulo possui mais de 400 anos de história e o sítio em que se localiza é o mais antigo da cidade. A famosa missa com o coral de canto gregoriano acontece todos os domingos às 10h00 acompanhado de um órgão de 7.000 tubos. A Padaria do Mosteiro vende pães feitos pelos monges e no último domingo do mês acontece o famoso brunch.
Funcionamento: Segunda, terça, quarta e sexta das 06h ás 18h / Quinta 06h ás 08h / Sábado e domingo das 06h ás 12h e também 16h ás 18h.
Localização: Largo São Bento, s/n – Centro – São Paulo.
Site: http://mosteiro.org.br/
2) Centro Cultural do Banco do Brasil SP
O Centro Cultural do Banco do Brasil – CCBB São Paulo, fica localizado bem no coração do centro de São Paulo, foi o primeiro prédio do Banco do Brasil na cidade adquirido em 1923. A construção foi totalmente reformado para abrigar o CCBB -São Paulo, elementos originais foram restaurados mantendo as características históricas do prédio. Foi inaugurado em 2011, sendo atualmente a quinta instituição mais visitada do Brasil, com uma programação acessível e de qualidade que inclui exposições, música, teatro e programas educativos com entrada gratuita ou preços populares.
Funcionamento: Domingo á Segunda das 9h as 21h.
Localização: Rua Álvares Penteado 112 – Centro – São Paulo.
Site: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/sao-paulo
3) Solar da Marquesa de Santos
O Solar da Marquesa de Santos foi residência da Marquesa de Santos por mais de 30 anos, era centro de vários eventos da época, sendo conhecido como Palacete do Carmo, o imóvel passou por diversas transformações, sendo restaurado a partir de 1991. O piso superior ainda preserva as paredes de taipa e pilão do século XVIII. São expostos objetos e móveis usados pela Marquesa de Santos, incluindo cartas trocadas com D.Pedro I. A entrada é gratuita todos os dias de funcionamento.
Funcionamento: Terça á domingo, das 9h às 17h.
Localização: Rua Roberto Simonsen, 136B , Centro – São Paulo.
4) Casa da Imagem
Conhecida também como Casa Numero Um, a Casa da Imagem fica localizada ao lado do Solar da Marquesa de Santos e próximo ao Páteo do Colégio no centro de São Paulo. A Casa da imagem de São Paulo é destinada a divulgação, preservação e pesquisa das imagens da cidade, o prédio foi restaurada em 2009 e faz parte das 13 construções históricas que representam a evolução das técnicas de construção e das residências aristocráticas do século XIX em São Paulo.
Funcionamento: Terça á domingo, das 9h às 17h.
Localização: Rua Roberto Simonsen 136B, Centro – São Paulo.
Site: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/casa_da_imagem/
5) Caixa Cultural São Paulo
O Caixa Cultural São Paulo foi construído para ser a sede da instituição na cidade em 1939, o prédio é tombado e está apenas 100 metros da estação da Sé. No térreo se encontra um belo vitral de mais de 6 metros de altura que retrata as riquezas de São Paulo, o prédio ainda conta com o Museu Caixa que retrata a história da instituição, quatro galerias com exposição temporárias, um grande salão e um auditório.
Localização: Praça da Sé, 111, Sé – São Paulo.
Funcionamento: Terça a Domingo as 09:00 às 19:00.
Site: http://www.caixacultural.com.br
6) Catedral da Sé
Junto com o Mosteiro São Bento a Catedral da Sé é uma atração no centro de São Paulo que vai além da religião pois representa grande parte da história de São Paulo, fica localizada no marco zero da cidade e teve sua construção iniciada em 1913, sendo inaugurada somente em 1958, contudo seu formato atual só foi finalizado em 2002 durante sua restauração. A Catedral Metropolitana de São Paulo é a maior igreja de São Paulo, seu estilo mescla com o gótico e renascentista e seu órgão é o maior da América Latina. Para ouvir o toque dos 21 sinos é só passar pela região no 12h00 e 18h00. A sua cripta pode ser visitada por meio de visitas guiadas por um valor de R$ 7,00.
Localização: Praça da Sé, S/N, Sé – São Paulo.
Funcionamento: Segunda á sexta das 08h ás 19h / Sábado das 08h ás 17h /Domingo das 08h ás 18h.
Site: https://www.catedraldase.org.br/
Procurando hospedagem ?
Faça sua reserva pelo Booking por esse link, você não paga nada mais por isso e ajuda a manter o site sempre atualizado com as melhores dicas pra você.
6) Biblioteca Mário de Andrade
A Biblioteca Mário de Andrade é um ícone da arquitetura do centro de São Paulo, o edifício tombado pela Conpresp e Condephaat mescla técnicas modernas com clássicas, com destaque para o estilo art déco da sua fachada, o projeto de 1935 do arquiteto francês Jacques Pilon, foi concluído em 1942. O prédio conta com Sala de Estudos, Área de Convivência, Jardim Contemplativo, Biblioteca Circulante e Hemeroteca, sua programação cultural gratuita é sempre destaque na agenda da cidade. A Biblioteca Mario de Andrade possui mais de 3 milhões de itens, sendo a segunda maior biblioteca pública do Brasil.
Localização: Rua Consolação 94 – Centro – São Paulo. (Prédio Principal)
Funcionamento: Segunda á sexta das 08h ás 22h / Sábado e Domingo das 08h ás 20h.
Site: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma/
7) Red Bull Station
O prédio do Red Bull Station abrigou a antiga Estação Riachuelo, o espaço inaugurou em 2013 após uma grande reforma e passou a ser uma nova opção cultural no centro de São Paulo, com uma arquitetura que mescla o antigo com o moderno, o espaço abriga projetos experimentais de música, mostras, exposições show, palestras gratuitas e o café/retaurante A Cafeteria quw conta com um interessante menu executivo sazonal. O terraço do Red Bull Station proporciona uma bela vista das proximidades, não deixe de conferir.
Localização: Praça da Bandeira, 137, Centro – São Paulo.
Funcionamento: Terça a sexta das 11h as 20h e Sábado das 11h as 19h
Site: http://www.redbullstation.com.br/
8) Theatro Municipal de São Paulo
O Theatro Municipal de São Paulo é uns dos cartões postais de São Paulo que oferece visitas guiadas gratuitas, que é uma forma de explorar os espaços internos do Theatro Municipal de São Paulo e conhecer mais sobre a sua história, as visitas são agendadas por ordem de chegada e têm capacidade para no máximo 50 pessoas. Saiba tudo sobre a visita guiada ao Theatro Municipal de São Paulo acessando aqui. A experiência de assistir uma apresentação no Theatro Municipal é única, fique atento pois a programação sempre conta com espetáculos gratuitos.
Localização: Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Centro – São Paulo.
Visitação: De terça-feira a sexta-feira às 11h, 15h e 17h, Sábado e feriados: às 11h, 12h, 14h e 15h.
Site: http://theatromunicipal.org.br/
9) Mercado Municipal de São Paulo
O Mercado Municipal de São Paulo popularmente conhecido como Mercadão vai muito além do sanduíche de mortadela e do pastel de bacalhau, seu edifício é um atrativo a parte no centro de São Paulo, foi inaugurado em 1933, sendo totalmente reformado em 2004. Os vitrais coloridos do artista russo Conrado Sorgenicht Filho foram restaurados, assim como a fachada e pintura, novos espaços foram entregue, o mezzanino e um salão de eventos. O Mercadão fornece visitas guiadas de terça a quinta, devendo ser agendada por telefone (11) 3313-3365.
Localização: Rua da Cantareira, 306, Centro – São Paulo.
Funcionamento: Atacado: Segunda a sábado, das 22 às 6 horas.Varejo: Segunda a sábado, das 6 às 18 horas. Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.
Site: http://www.oportaldomercadao.com.br/
10) Edifício Martinelli
O primeiro arranha céu da cidade têm uma história cheio de contradições, o Edifício Martinelli já foi embargado por causa da altura, sendo considerado durante anos o prédio mais alto de São Paulo, foi vendido ao governo da Itália e entrou em decadência na década de 60 á 70. Em 1979 o Edifício Martinelli depois de uma ação da prefeitura foi reformado e passou a abrigar alguns órgãos públicos da cidade. O Martinelli oferece visitas guiadas gratuitas pelo seu prédio que inclui visitação ao seu mirante, que têm umas das vistas mais privilegiadas no centro de São Paulo.
Localização: O edifício tem três entradas: Rua Libero Badaró, 504 a 518; Rua São Bento, 397 a 413; Av. São João, 11 a 65, Centro – São Paulo.
Visitas: Segunda á sexta 9:30 as 11:30 e 14:00 ás 16:00.
A visitação está suspensa por tempo indeterminado, acompanhe no site do Edifício Martinelli para mais informações.
Como sempre ótimo roteiro, eu ainda nao conheci todos esses pontos turísticos, mas sempre que visito a cidade tento pelo menos conhecer mais coisas, como eu amo essa cidade!
Flávia São Paulo é maravilhoso por isso, não importa quantas vezes se visita sempre têm lugares novos para conhecer, agora volte logo pra tentar riscar lugares dessa lista.