10 motivos pra assistir o musical Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812

O musical Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812, indicado a 12 Tony Awards está em cartaz no 033 Rooftop do Teatro Santander, quebrando todas as concepções dos musicais clássicos que costumam está em cartaz no Brasil, a obra do compositor americano Dave Malloy inspirada em 70 páginas do livro Guerra e Paz de Tolstói traz uma experiência única de imersão com o público, enquanto mescla vários gêneros musicais pra contar uma história tocante, criando um espetáculo nada tradicional mas totalmente inovador.

natasha-pierre-e-o-grande-cometa-de-1812
Natasha (Bruna Guerin). Foto: Deisy Rodrigues

Pra incentivar você a não perder a oportunidade de assistir o espetáculo, separei 10 motivos para ver o musical Natasha Pierre e o Grande Cometa de 1812, mas garanto que existe muito mais motivos para você está assistindo.

1 – Inspirado em Guerra e Paz de Liev Tolstói

O livro Guerra e Paz é uns dos maiores clássicos da literatura mundial, nele Liev Tolstói narra em nada menos de 1.200 páginas a saga épica de 5 famílias russas em meio as guerras napoleônicas, contudo Dave Malloy se inspirou em apenas 70 páginas de Guerra e Paz para escrever Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812

natasha-pierre-e-o-grande-cometa-de-1812
Foto Divulgação : Stephan Solon

Nesse trecho que se passa em 1812 além da invasão de Bonaparte acontecem um outro evento importante, a passagem de um cometa perto da terra, que explica o título curioso do musical, que transporta pra atualidade a essência do ser humano em diversas facetas que Tolstói eternizou em Guerra em Paz.

2 – Dave Malloy

O compositor Dave Malloy não navega por caminhos fáceis e nem óbvios no mundo musical, é conhecido por trazer obras clássicas da literatura para os palcos que teriam tudo para não agradar, mas com a sua visão e sensibilidade conquistam o público, entre elas está Ghost Quartet inspirado no conto A Queda da Casa de Usher de Edgar Allan PoePreludes, uma peça sobre Rachmaninoff

natasha-pierre-e-o-grande-cometa-de-1812
Dave Malloy e Eliza Bent na apresentação de Natasha, Pierre e o Grande Cometa em São Paulo. Foto: Divulgação

Seu maior sucesso é sem dúvida Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812 em que foi responsável pela composição, letras, orquestração, direção musical e até mesmo protagonizou como Pierre antes de chegar na Broadway, sendo a grande alma da produção. Atualmente Dave Malloy trabalha na adaptação para os palcos do clássico Moby Dick, de Herman Melville

3 – Enredo

A história de Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812 pode parecer pra quem ler a primeira vez a sinopse mas um caso de um triângulo amoroso, mas não se engane é muito mais do isso, apesar da protagonista Natasha está noiva de Andrey e se sentir atraída pelo sedutor e casado Anatol, enquanto o noivo está lutando na guerra, a história vai além do romance. 

natasha-pierre-e-o-grande-cometa-de-1812
Pierre (André Frateschi). Foto Divulgação : Stephan Solon

O enredo mostra uma sociedade que prega altos valores mas mesmo não seguindo está pronta pra julgar, apresenta a inocência e a amizade em combate com a astúcia e a hostilidade e traz redenção e esperança, na figura do angustiado e solitário Pierre.

4 – Personagens

Os personagens de Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812 consegue cada um brilhar e encantar a sua maneira apesar das diferenças personalidade e visões. Começando pelos protagonistas, Natasha, que mesmo sendo facilmente enganada e iludida, desperta simpatia pela sua inocência, quanto a Pierre, conseguimos compreender que suas bebedeiras mostra sua grande frustração em não se encaixar na sociedade, já Anatol apesar de ter poucos escrúpulos, suas ações são movidas mais pelo egoísmo do que pela maldade.

Natasha (Bruna Guerin) e Patrick Amstalden (Andrey). Foto: Deisy Rodrigues

Os coadjuvantes também se mostram interessantes, como a amargurada Princesa Marya, a traiçoeira Hélène, a rígida Marya, o sarcástico Dolokhov, o grosseiro Bolkonsky e a dedicada Sonya, todos repleto de personalidade, humanidade e sem esteriótipos. Um destaque interessante, é a narração que os personagens fazem um do outro, mostrando como um mesmo personagem é visto por olhares diferentes de acordo com a personalidade de quem narra. 

natasha-pierre-e-o-grande-cometa-de-1812
Natasha (Bruna Guerin) e Anatol (Gabriel Leone). Foto Divulgação : Stephan Solon

5 – Elenco

A responsabilidade em trazer a vida personagens tão complexos é grande e o elenco brasileiro escolhido para Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812 conseguiu manter a essência do original com sua própria identidade, os principais nomes do elenco são Bruna Guerin que brilha novamente nos palcos como NatashaAndré Frateschi que emociona com seu Pierre, principalmente nos momentos finais do espetáculo e Gabriel Leone que interpreta o sedutor Anatol.

natasha-pierre-e-o-grande-cometa-de-1812
Anatol (Gabriel Leone ). Foto Divulgação : Stephan Solon

Nábia Villela traz sua voz potente para a cômica e dramática MaryaAdriana Del Claro Miranda Kassin, revezam muito bem no papel de SonyaCarol Bezerra está incrível como Hélène, o seu solo levanta a platéia, Lola Fanucchi sensibiliza com a tristeza da Princesa Marya, Patrick Amstalden alterna entre pai e filho, no papel do velho Bolkonsky e do filho Andrey e André Torquato diverte o público como Dolokhov.

natasha-pierre-e-o-grande-cometa-de-1812
Pierre (André Frateschi). Foto Divulgação : Stephan Solon

O ensemble  composto por Daniel CabralFabiana TolentinoArthurBergesGiovanna MoreiraRafael PuccaGuilherme LealLetícia SoaresNatália GlanzNani Porto,Thiago Perticarrari Wilson Feitosa completam muito bem o elenco.

natasha-pierre-e-o-grande-cometa-de-1812
Natasha (Bruna Guerin) e Patrick Amstalden (Andrey). Foto: Deisy Rodrigues

6 – Equipe Técnica

A equipe técnica de Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812 é composta por grandes nomes do teatro musical brasileiro, contudo não têm como negar que o grande nome da produção é  Zé Henrique de Paula, que além de dirigir o musical também é uns dos produtores ao lado de Adriana Del Claro, além disso idealizou os figurinos e colaborou com a diretora musical, Fernanda Maia, para a versão em português.

natasha-pierre-e-o-grande-cometa-de-1812
Zé Henrique de Paula na coletiva de imprensa de Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812. Foto: Deisy Rodrigues

Outros destaque da equipe técnica é a criativa coreografia de Gabriel Malo, o visagismo de Fabio Petri, a iluminação de Fran Barros, o design de som de João Baracho e a excelente cenografia de Bruno Anselmo que conta com 11 luminárias Sputnik, assinadas pela designer Ana Neute, que têm um significado todo o especial para o título do musical.

7 – Músicas

As músicas apresentadas no musical Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812 misturam vários gêneros musicais, como pop, rock, soul, folk, eletrônico, canções tradicionais da Broadway e músicas folclóricas russas, marcando uma apresentação cheia de ritmo e sintonia, como o musical é todo cantado com canções com poucas rimas, a música faz toda a diferença para a evolução do enredo.

natasha-pierre-e-o-grande-cometa-de-1812
Fernanda Maia e orquestra. Foto: Victor Miranda

A orquestra é formado por 11 músicos comandados pela diretora musical Fernanda Maia, a curiosidade da orquestra e não possuir um violino, mas dois cellos e uma viola, ela foge ainda mais da tradição da orquestra tradicional com a adição dos instrumentos de oboé, clarineta, bateria e contrabaixo para executar as músicas.

8 – Espaço Diferenciado

A apresentação de Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812 precisa de um espaço diferenciado para que a platéia consiga interagir com o elenco, o espaço 033 Rooftop que fica no último andar do Teatro Santander foi todo adaptado para conseguir atingir esse objetivo, são três palcos com passarelas para o elenco se movimentar entre o público, que fica embaixo em mesas com cadeiras ou banquetas, em volta ao palco, no centro está localizada a orquestra com os músicos.

natasha-pierre-e-o-grande-cometa-de-1812
Foto Divulgação : Stephan Solon

Esse teatro imersivo com os atores bem próximo da platéia, foge totalmente do conceito de teatro italiano tradicional em que o público fica sentado de frente para o palco, em Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812 o público está próximo dos atores e têm uma visão de 360° graus do palco, sendo que em cada local da platéia se têm uma experiência única e diferenciada, sendo um incentivo para assistir mais de uma vez.

natasha-pierre-e-o-grande-cometa-de-1812
Daniel Cabral. Foto Divulgação : Stephan Solon

9 – Experiência Cultural e Gastronômica

Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812 não deixa sua inspiração russa apenas nos palcos, o espaço do 033 Rooftop é uma viagem a um clube russo do século XIX, as cortinas de veludo vermelho na parede e a decoração com quadros antigos que além de decorar o ambiente fazem parte da cenografia do espetáculo, completam a experiência cultural russa.

natasha-pierre-e-o-grande-cometa-de-1812
Foto: Deisy Rodrigues

Outro mergulho na experiência russa que o espetáculo proporciona é o menu completo com entrada, prato principal e sobremesa inspirado na gastronomia russa, que foi criado pelo Chef Mario Azevedo, o menu é composto por Salada OlivierStrogonoff de Carne Bovina ou Pelmeni, massa com carne ou queijo e Pavlovas de chocolate ou de frutas do bosque. O menu deve ser comprado separado do ingresso, sendo servido 1h30 antes do espetáculo, o valor é de R$ 130.

natasha-pierre-e-o-grande-cometa-de-1812
Foto: Renato Suzuki

O serviço de bar também oferece pratos à la carte e bebidas antes e durante o musical, todo o cardápio é inspirado na gastronomia russa, entre eles está o Zakuski, que são tradicionais aperitivos de queijos e frutas secas e os Pierogui, prato ucraniano incorporada na gastronomia russa.

10 – Primeira montagem fora dos Estados Unidos

A produção de Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812 trazida ao Brasil pela Move Concerts Firma de Teatro (Núcleo Experimental), através de acordo especial com a Samuel French, Inc é a primeira produção do musical montado fora dos Estados Unidos. 

natasha-pierre-e-o-grande-cometa-de-1812
Dolokhov (André Torquato). Foto: Deisy Rodrigues

O musical  teve sua estreia na off-Broadway em 2012 com Phillipa Soo antes de compor o elenco do premiado Hamilton e chegou na Broadway em 2016, estrelado por Josh GrobanDenée BentonLucas Steele, permanecendo até 3 de setembro de 2017 no Imperial Theatre, a produção brasileira encerra esse hiato e traz o musical de volta aos palcos. Em 2019 uma versão japonesa estreia em Tóquio e existe rumores de uma versão em Londres sem data definida. 

natasha-pierre-e-o-grande-cometa-de-1812
Foto Divulgação : Stephan Solon

Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812

Ingressos

Os ingressos para Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812 estão a venda online pelo site da Ingresso Rápido com taxa e na bilheteria do Teatro Santander sem taxa de conveniência (domingo a quinta, das 12h às 20h / sexta e sábado, das 12h às 22h ou até o início do espetáculo). 

Os valores são: Mesa: R$ 160 (inteira) e R$ 80 (meia) / Balcão R$ 130 (inteira) e R$ 60 (meia)

Sessões

Sextas – 21h30 / Sábados – 16h e 21h30 / Domingos – 19h30.

Duração

O espetáculo têm a duração de 2h30 com 20 minutos de intervalo.

Faixa Etária

A faixa etária é de 12 anos.

Temporada

A temporada de Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812 vai até o dia 25 de novembro de 2018

Localização

033 Rooftop – Complexo do Shopping JK – Av. Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim Bibi – SP. 


♦ Procurando Hospedagem? Faça sua reserva pela Booking 

♦ Contrate seguro viagem com desconto na Seguros Promo 

♦ Procurando aluguel de carro? Alugue com a RentCars 

♦ Ganhe até R$ 100 na sua primeira hospedagem no Airnbb ♦


Leia também: 

O Fantasma da Ópera – Saiba tudo sobre o musical em São Paulo

Musicais imperdíveis para assistir em São Paulo em 2018


Sobre Deisy Rodrigues

Criadora, editora e fotógrafa do São Paulo Sem Mesmice, ama compartilhar experiências, escrever roteiros detalhados e inspiradores dos lugares por onde passa. É viciada em café, fã de musicais, apaixonada por gatos e adora descobrir lugares pra admirar o nascer/pôr do sol.

20 thoughts on “10 motivos pra assistir o musical Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812

  1. Fiquei maravilhada com o espetáculo foi maravilhoso do começo ao fim ❤️👏🎭

  2. Tudo muito lindo já fiquei com vontade de assistir amei o post quero muito ver agora. Amei!

  3. Muito interessante os motivos para assistir, local diferenciado. Toda uma produção envolvida e muito carinho pelo que vi nas fotos e dedicação do artigo.

    1. Olá Camila, a produção, o elenco, as músicas, figurino, tudo está maravilhoso em Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812, vamos torcer pra uma nova temporada.

  4. Que máximo esse musical tudo muito lindo, essa é uma atração que não se pode perder, esse musical é uma obra de arte, o elenco é maravilhoso quem mora perto não pode deixar de ver esse musical obrigada pela dica bjs.

  5. Pelo teu post, parece ser incrível!
    Sem contar que adorei saber do formato do palco, imersivo. Bem diferente!

    1. Ellen o formato do palco de Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812 é um grande diferencial, que faz o musical ser único, vale muito conferir. Aproveite as últimas apresentações.

  6. Que lindo musical, adorei a dica, os atores e a encenação desse épico deve ser demais! Pena não estou aí senão iria com certeza!

    1. Que pena Patti, mas se estiver em São Paulo, já sabe que não deve perder a oportunidade, Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812, é um musical único.

  7. Adoro o Guerra e Paz (embora tenha demorado horrores para terminar o livro de mais de um milhar de páginas). Iria nesse musical na hora

    1. Guerra e Paz é um leitura que não dá pra ler rápido não é mesmo ? O fato do musical se basear em apenas 70 páginas cria uma dinâmica com a história sem ser tão cansativo, tenho certeza que você iria adorar a adaptação que foi o Dave Malloy criou pra Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812.

    1. Exatamente Angela, a personalidade dos personagens são bem diferentes, que traz visões bem distintas pra adaptação, particularmente acho que é uns dos melhores espetáculos em cartaz em São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *