O Orquidário Professora Ruth Cardoso localizado no Parque Villa-Lobos é daqueles lugares poucos conhecidos em São Paulo que vale muito a pena visitar, projetado pelo arquiteto Décio Tozzi foi inaugurado em 2010 e presta homenagem a antropóloga e ex primeira dama Ruth Cardoso. Quer conhecer mais sobre o Orquidário Ruth Cardoso ? Então continue acompanhando.
Arquitetura – Inspiração e estrutura
O projeto do Orquidário Ruth Cardoso é inspirado nos grupos étnicos estudados pela professora Ruh Cardoso, grupos pré-colombianos, tribos africanos e índios brasileiros, o formato de oca com luz natural condiz com as técnicas utilizadas por esses povos em suas construções.
A cúpula esférica de metal possui dois níveis que são divididos por um arco vazado de concreto, que é responsável pela ventilação, o revestimento de película transparente fornece luz natural ao ambiente, no total são 523 m² de dimensão, construído a 1,5 metro abaixo do nível do Parque Viila-Lobos.
O Orquidário Ruth Cardoso possui dois espelhos d’água, localizado no lado externo e interno, eles não servem apenas para embelezar o projeto, são responsáveis por controlar naturalmente a umidade, no espelho d’água interno, se encontram totens fixos com mudas da orquídea híbrida Rhynchonsophrocattleya Ruth Cardoso, que foi desenvolvida pelo orquidófilo Damásio de Jesus em homenagem a Ruth Cardoso, os totens são responsáveis pela beleza exótica do orquidário.
Rampas de acesso ainda facilitam a visitação de pessoas com deficiência e bancos possibilitam que aqueles que quiserem apreciar o ambiente com tranquilidade possam descansar, o Orquidário Ruth Cardoso ainda possui banheiros, salas de aulas e laboratório para cultivo de orquídeas.
Exposição de orquídeas híbridas e nativas
Ao redor do domo estão expostas mais de 16 mil vasos de orquídeas híbridas e nativas, doadas pelo Instituto de Botânica de São Paulo que foram coletados em todo o estado, se você assim como eu não sabe diferenciar uma orquídea de outra, não se preocupe, a exposição apresenta quadros informativos com as diferentes tipos de espécies, que são expostas de acordo com sua classificação e característica.
O projeto foi todo pensando para garantir que as orquídeas estivessem um ambiente favorável, por estarem localizadas em um nível abaixo, impede que sofram danos causados pelo vento forte e os espelhos d’água, mantêm as orquídeas em um ambiente com umidade adequada.
No lado esquerdo da entrada do Orquidário Ruth Cardoso se encontram um painel com a biografia da antropóloga Ruth Cardoso com fotos e fatos importantes da sua vida pessoal e acadêmica, se ainda não conhece os trabalhos da Ruth Cardoso é interessante conferir, na outra entrada do lado direito, mostra um painel com o desenho do projeto do arquiteto Décio Tozzi e um poema escrito por Xico Graziano.
Respiro em São Paulo
Visitar o Orquidário Ruth Cardoso é se encantar com as sensoriais e delicadas orquídeas, enquanto se relaxa em um ambientante aconchegante, sentar e ouvir o som do espelhos d’água enquanto se observa as orquídeas é muito relaxante, se gosta de tirar fotos o lugar ainda é bem fotogênico, tanto na parte de fora como dentro.
Confira a programação no site do Parque Villa-Lobos e verifique se está acontecendo workshops de cultivo de orquídea e não deixe de visitar o Orquidário Ruth Cardoso caso estiver visitando o parque, do lado do orquidário ainda fica a linda Biblioteca do Parque Villa-Lobos que também vale muito conhecer.
Orquidário Ruth Cardoso
Localização: Parque Villa-Lobos – Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001, Alto de Pinheiros – São Paulo.
Funcionamento: Diariamente das 09h00 às 17h00.
Entrada Gratuita
♦ Procurando Hospedagem? Faça sua reserva pela Booking ♦
♦ Contrate seguro viagem com desconto na Seguros Promo ♦
♦ Procurando aluguel de carro? Alugue com a RentCars ♦
♦ Ganhe até R$ 100 na sua primeira hospedagem no Airnbb ♦
♦ Ganhe R$ 15 na sua primeira corrida com a Cabify com o código DEISYR8 ♦
10 passeios gratuitos para conhecer no centro de São Paulo
Confira 12 Hostels Temáticos em São Paulo
Aproveite 4 Passeios Gratuitos na Avenida Paulista
Que lugar lindo adorei este artigo muito interessante.
Obrigada Valeria, agradeço a sua visita.
Muito bonito este orquidiário. Adorei as fotos, mas sobretudo a arquitectura em cúpula do equipamento. Abraço!
Obrigada Pedro a arquitetura é mesmo incrível, impossível não se impressionar.
Que lindo! Adoro visitar orquidários, só é uma pena que eu não tenha mão boa para orquídeas (e olha q tenho mão boa para plantas!) 🙂
Também adoro conhecer Orquidários e esse em particular eu gostei bastante, a união do verde com a arquitetura é demais.
Adoro o parque Villa Lobos (pena ser tão fora de mão), mas a dica do orquidário já está anotada! Lindas fotos 🙂
O Orquidário é lindo não deixe de conhecer na próxima visita ao Parque Villa-Lobos.