Museu Catavento – Diversão para crianças e adultos

O Museu Catavento Cultural e Educacional é um espaço interativo, divertido, um verdadeiro playground educativo, que agrada tanto crianças como adultos. Desde a sua inauguração em 2009 o Catavento Cultural já recebeu mais de dois milhões de visitantes sendo que em 2015 foi o museu mais visitado da cidade se tornando um dos principais pontos turísticos de São Paulo.

Palácio das Indústrias onde se localiza o Catavento Cultural é de grande importância pra São Paulo, o prédio já exerceu múltiplas funções, foi Palácio de Exposições, delegacia de polícia, claustro, Assembleia Legislativa e sede da Prefeitura de São Paulo, foi de tudo um pouco e além de seu valor histórico  é um prédio com uma arquitetura belíssima.

O Catavento Cultural é divido em quatro sessões UniversoVida, Engenho e Sociedade no site têm como conferir o que visitar em cada sessão, como todas elas são bem interativas, tente chegar cedo pra conseguir aproveitar bem pois a hora lá dentro passa muito rápido.

As principais atividades da sessão Universo é a oportunidade de tocar em um meteorito de verdade, conferir o interior do sol e conhecer de uma caverna. Na sessão Vida o visitante conhece mais sobre o corpo humano, evolução, vida no oceano e ainda confere um pedaço do oceano nos aquários com várias espécies de peixes.

A sessão Engenho é a mais disputada devido a ser a mais interativa de todas então se o tempo tiver curto tente ir nela primeiro, aqui está a  famosa bola eletromagnética que deixa os cabelos em pé, a bolha de sabão gigante e  muitas outras atividade de mecânica, som, luz e a sala de ilusões. No andar superior fica sessão Sociedade onde fica o laboratório de química, as instalações de nanotecnologia, ecologia e a parede de escaladas.

As quatro sessões  possuem atividade com retirada de senha na entrada do museu com a apresentação do ingresso, são elas a Nave Espacial, Submarino, Se Liga no Lego, Estúdio de TVLaboratório de Química, Visita História no Palácio das Indústrias e desde julho de 2015 conta também com o Borboletário Catavento.

Antes de entrar no prédio do Museu Catavento ou depois de ter encerrado sua visita interna, reserve um tempo para aproveitar o espaço externo e explorar os equipamentos de grande porte cedidos do acervo do Museu de Tecnologia de São Paulo, entre eles você vai encontrar a locomotiva Dübs de 1888, o avião DC-3 de 1936 e a carroça pipa importada da cidade de Milão, no total são 36 equipamentos distribuídos na parte externa.

O Museu Catavento Cultural aproxima o público da tecnologia, ciência e cultura de uma forma atraente e envolvente, nesses seus quase 10 anos de existência já se tornou referência nacional, mostrando que é possível se aprender brincando, inclua o Catavento no seu passeio de final de semana ou no seu roteiro por São Paulo e descubra que a curiosidade não têm idade.


Catavento Cultural e Educacional

Localização: Palácio das Indústrias, entre a Av. do Estado e a Av. Mercúrio, em frente à Casa das Retortas e próximo ao Mercado Municipal (perto da estação D. Pedro II- linha vermelha, são uns 10 minutos de caminhada até o Museu).

Horário: De terça-feira a domingo, das 9h às 17h, Feriados: Consulte o link “Notícias do Catavento”.  Entrada até as 16h.

Ingressos: O pagamento somente em dinheiro. Inteira R$ 6,00, idosos, crianças até 12 anos, aposentados e estudante com carteirinha pagam meia, aos sábados a entrada é gratuita.

Estrutura: Possui Lanchonete e estacionamento pago a parte.

Site: http://www.cataventocultural.org.br/

Deisy Rodrigues

Viajante compulsiva, devoradora de livros, aspirante a cozinheira nas horas vagas e fotógrafa amadora, uniu umas das suas maiores paixões que é a cidade de São Paulo para reunir seu lado criativo, curioso e explorador e apresentar o que existe de melhor na paulicéia desvairada, mas sem deixar de lado outros destinos por onde passa.

2 thoughts on “Museu Catavento – Diversão para crianças e adultos

  1. Acho o Catavento Cultural uma graça e estou muito de olho para levar minha sobrinha nele quando formos em SP! O espaço abriga tanta coisa bacana e uma diversidade de atividades que sempre vale a pena visitar!

  2. Você tem toda razão: museu que tem tudo para agradar crianças e adultos! Eu tenho certeza que me divertiria horrores neste lugar, descobrindo coisas novas, conhecimentos, interagindo… Quem sabe em próxima visita a sampa eu não consiga visitar?! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *