Visitar gratuitamente o Theatro Municipal de São Paulo estar longe de ser o passeio mais concorrido da cidade, o motivo acredito que seja porque poucas pessoas têm conhecimento dessa oportunidade, muitos paulista e turistas passam em frente todos os dias e perdem a experiência incrível que é conhecer um dos símbolos de São Paulo e ainda sem pagar nada.
O Theatro Municipal de São Paulo foi construído por Ramos de Azevedo e os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi, com colaboração da elite cafeeira da época, o Theatro Municipal de São Paulo abriu suas portas ao público em 12 de Setembro de 1911, desde então São Paulo começou a fazer parte do roteiro de espetáculos internacionais e foi palco de um dos maiores movimentos culturais do Brasil a Semana de Arte Moderna de 22.
O Theatro Municipal de São Paulo passou por uma restauração em 2011 e a partir de então abriu suas portas para visitas guiadas gratuitas, que devem ser agendadas na bilheteria á partir das 10h. As visitas guiadas têm uma lotação máxima de 50 pessoas, definida por ordem de chegada.
Os tours para público espontâneo acontecem de terça a sexta-feira em três horários, ás 11h, 15h e 17h, e aos sábados e feriados ás 11h, 12h, 14h e 15h. São realizados tour em inglês de terça a sexta-feira as 11h e 17h e aos sábados no 12h. Grupos com mais de dez pessoas devem realizar a inscrição pelo próprio site do Theatro.
A entrada para o tour ocorre pela entrada lateral, chegue pelo menos com uns 10 minutos de antecedência, a primeira parte da visita guiada é o hall de entrada, o guia reserva alguns minutos para que se possa tirar foto do local, mas só são permitidas fotos sem flashes. O guia contra várias curiosidades sobre a construção do Theatro, como a sua escadaria que foi trazida da Itália e a presença de vários estilos da arquitetura com traços renascentista, art nouveau, neoclássico e barroco.
O tour segue para o salão nobre, uns dos locais mais lindo de todo o Theatro, foi inspirado na galeria dos espelhos do Palácio de Versalhes, o salão nobre contêm itens de várias partes do mundo como os espelhos vindo da Bélgica, os vitrais da Alemanha e as tapeçaria de Milão. O teto contêm três afrescos pintado pelo brasileiro Oscar Pereira da Silva que completa a beleza do local. A visita guiada é finalizada na sala de espetáculos, onde são realizadas as apresentações do Theatro, o palco é em formato italiano, o lustre central têm 300 quilos e 260 lâmpadas e ilumina toda a grandiosidade dos seus mais de 1500 lugares.
A sua visita pode ser finalizada com um almoço no Restaurante do Theatro Municipal que é comandado pelo Santinho, que também é responsável pelo restaurante do Instituto Tomie Othake e do Museu da Casa Brasileira, o preço do buffet na semana por pessoa é de R$ 48 e de R$ 68 no sábado com sobremesa, não é nenhuma pechincha, mas caso não esteja interessado existe outras opções mais em conta nas proximidades.
Uma outra opção de visitar internamente o Theatro Municpal de São Paulo é assistindo alguma apresentação da temporada, o salão nobre é aberto, assim como as varandas no dia de espetáculo e a oportunidade de sentar e assistir um espetáculo em uns dos maiores Theatros do mundo é única.
Theatro Municipal de São Paulo
Localização: Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Sé/São Paulo.
Agendamento para grupos: 011 3053-2092/2093 email: [email protected]
Site: http://theatromunicipal.org.br/
Audio Guia o Municipal Tim Tim por Tim no Google Cultural Institute
Esse lugar é realmente muito bonito, todos deviam conhecer.