7 Motivos pra você visitar o Memorial da América Latina

O Memorial da América Latina é um dos pontos turísticos de São Paulo que vale muito a pena conhecer e existe mais de uma razão pra visita-lo, conheça sete delas que vão te fazer programar uma visita o mais rápido possível. 

 

1) Grátis
 
O Memorial da América Latina têm entrada  gratuita em todo seu complexo cultural em todos os dias de funcionamento, exceto em algumas exposições temporárias, mas os preços são sempre populares, é uma ótima alternativa pra um passeio econômico em São Paulo.
 

2) Localização

O metrô Barra Funda da linha vermelha fica do lado do Memorial da América Latina, se quiser ir de ônibus varias linhas passam em frente a Memorial, de carro também é tranquilo chegar e têm estacionamento próximo. 
 

 

3) Arquitetura e Cultura
 
O complexo do Memorial da América Latina foi desenhado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer e seu projeto cultural foi desenvolvido pelo antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro. O conjunto possui aproximadamente 90.000 metros quadrados, com seis edifícios espalhados por duas praças que são unidas por uma passarela. 
 

 

4) Escultura “Mão”
 
A famosa escultura  a “Mão” foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer se tornando o símbolo do Memorial da América Latina, a escultura de seis metros é representado por um mapa do continente em vermelho que sinaliza as veias de uma mão sangrando, mostrando o sofrimento e opressão vivenciado na América Latina. 

 

 
5) Pavilhão da Criatividade
 
No Pavilhão da criatividade se encontra a exposição permanente do Memorial da América Latina, com quase 4 mil peças que representam a arte e cultura do BrasilPeru, Equador, Guatemala, Bolívia, Paraguai, Chile e Uruguai, é uma exposição única e encantadora que apresenta desde artefatos religiosos a objetos de uso cotidiano, uma verdadeira exposições da riqueza popular latino americana.

 

 

6) Exposições Temporárias

Além da exposição permanente o Memorial da América Latina conta com exposições temporárias todo o ano, vale sempre ficar atento a programação, são exposições variadas que variam de fotográficas até as temáticas como a concorrida Vila dos Chaves e a exposição do Castelo Rá-Tim-Bum.  
 

7) Festivais 

Os festivais gastronômicos acontecem todos os meses e têm preço bem acessível, já rolaram festival da batata, do bacon, do morango, do churros, da cerveja artesanal, criatividade nunca falta. O Memorial da América Latina não recebe só festivais gastronômicos ele abriga também o Festival de Cinema Latino Americano, além de receber festivais musicais e shows, a programação é recheada de atrações o ano todo. 

 

 

Memorial da América Latina

Localização: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo.
Funcionamento: Galeria Marta Traba, Salão de Atos Tiradentes e Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro: das 9h às 18h, de terça a domingo. Biblioteca: de segunda a sexta, das 9h às 18h; aos sábados, das 9h às 15h.

Sobre Deisy Rodrigues

Criadora, editora e fotógrafa do São Paulo Sem Mesmice, ama compartilhar experiências, escrever roteiros detalhados e inspiradores dos lugares por onde passa. É viciada em café, fã de musicais, apaixonada por gatos e adora descobrir lugares pra admirar o nascer/pôr do sol.

8 thoughts on “7 Motivos pra você visitar o Memorial da América Latina

  1. Moro em uma cidade com um certo H de história que é Goiânia. É a segunda cidade do mundo em número de obras arquitetônicas de arte Deco perdendo apenas pra Paris e serviu de base pra construção de Brasília, coincidentemente por Niemeyer que fez uma de suas últimas obras na capital goiana. Vou a São Paulo (capital) pela primeira vez e pretendo ir, logo de cara, no memorial. Mas, sem mais me alongar, pergunto sobre o estacionamento: É seguro? É pago? É público? Desculpe pela preocupação chata, mas enfrento problemas com violência urbana aqui em Gyn também.

    1. Existe dois estacionamento no Memorial da América Latina, que fica dentro do recinto, são pagos e nunca tivemos problemas, estacionando o carro.

  2. Tive o privilégio de assistir uma palestra com Gobachev neste monumento Latino americano!

  3. Bem que merece a américa latina algo assim, é uma região fabulosa no mundo ! São Paulo também em si mesmo é um mundo, conto em poder visitar um dia! Boas viagens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *