Quem mora na capital de São Paulo e deseja encontrar um lugar repleto de paz e tranquilidade não necessita ir muito longe, o Templo Odsal Ling entre Cotia e Embu das Artes é uma excelente opção pertinho da capital pra aproveitar momentos de tranquilidade.
Outra opção de templo budista pra visitar na região é o Templo Zu Lai, é possível até fazer dobradinha e visitar os dois no mesmo dia pra quem estiver animado, apena 7 Km separam os dois templos que oferecem experiências diferentes de visitação.
Veja nosso roteiro completo em Embu das Artes
Saiba o que fazer em Embu das Artes
A Arautos do Evangelhos em Cotia fica em frente ao Templo Odsal Ling, por isso é recomendado se organizar pra conhecer os dois em seguida do outo.
Continue acompanhando pra saber como foi a nossa visita.
Templo Odsal Ling – Um pedaço do Tibet em São Paulo
O Templo Odsal Ling demorou quatros anos para ser construído e foi inaugurado em 2008 em um terreno de 15 mil metros quadrados.
No local antes se encontrava um campo de futebol e muito verde ainda cerca o terreno, que combina harmoniosamente com a construção.
Algo que me chamou a atenção ao visitar o Templo Odsal Ling é o colorido vibrante da sua arquitetura.
Como tudo no templo as suas cores são repleta de significados, elas representam os cincos elementos que formam o mundo material (água, fogo, terra, madeira e metal).
Mas é impossível não perceber o destaque da cor vermelha e dos detalhes em dourados da construção.
Repare também nas pinturas nas paredes, estátuas e arabesco que foram feitas a mão por budistas tibetanos.
A arquitetura inspirada nos templos tibetanos tradicionais, é devido a escola budista seguida ser a Nyingma do Budismo Tibetano Vajraiana.
O Templo Odsal Ling faz parte de uma rede internacional de centros, cuja origem é Chagdud Gonpa no Tibete, um monastério fundado no século XV.
O mestre Chagdud Tulku Rinpoche foi quem trouxe o budismo vajraiana ao Brasil, estabelecendo sede no Templo Chagdud Gonpa Khadro Ling em Três Coroas no Rio Grande do Sul.
A arquitetura do dois templos apresentam muita semelhança, tantos nos detalhes como nas cores.
Além do pavilhão onde se encontra a Sala de Meditação e Oração, o Templo Odsal Ling ainda conta com o Pavilhão Lótus, o refeitório, a Loja Mandala e o prédio onde é destinado para retiros.
A Loja Mandala também vende livros e outras publicações online pelo site.
Templo Odsal Ling – Visitas guiadas gratuitas
Não estranhe quando chegar ao Templo Odsal Ling e encontrar os portões fechados, para entrar é necessário avisar por interfone que deseja visitar e então a entrada é liberada.
Quando os portões se abrem você já se sente transportado para um lugar remoto na Ásia.
As bandeiras ao vento com mantras cercam a escadaria que leva até a construção em vermelho vibrante, onde na entrada um enorme Buda deitado recepciona os visitantes.
Quando se chega na entrada da sala de meditação, um voluntário se apresenta para realizar a visita guiada, que não necessitam ser agendadas e são gratuitas.
Os voluntários com muita simpatia e conhecimento mostram o tempo aos visitantes interessados.
Na visita se conhece as particularidades da arquitetura do Templo Odsal Ling, do Budismo Vajraiana e da história do mestre Chagdud Tulku Rinpoche.
Uns dos pontos mais interessantes da visita foi a oportunidade de girar a roda da oração, que é um cilindro que contêm mantras e de acordo com a tradição budista ao girar você espalha todas as orações contidas na roda e a sua energia.
Como o Templo Odsal Ling não recebe tantas visitas simultaneamente, você encontra o lugar bem silencioso, permitindo aproveitar com tranquilidade o local.
Após o tour pelo templo é liberado aos visitantes que apreciem o lugar e tirem fotos. Apenas não é permitido tirar foto dentro da sala de meditação.
Contudo é bom lembrar que é um local religioso, por isso é necessário respeitar as regras.
Contemple a belíssima arquitetura e aproveite a paz do lugar pra voltar para casa com as energias renovadas.
Visitas Guiadas ao Templo Odsal Ling
As visitas foram reabertas e acontecem Sábado, Domingo e Feriados das 10h às 16h.
Programação do Templo Odsal Ling
A programação do Templo Odsal Ling conta com palestras e práticas de meditação gratuitas para iniciantes. Para participar dos retiros é cobrado uma taxa.
Consulte aqui a programação anual para planejar sua visita.
As meditações para iniciantes acontecem nos finais de semana às 8h. Mas não deixe de confirmar antes de ir.
Como chegar no Templo Odsal Ling
O Templo Odsal Ling está localizada cerca de 30 Km de distância de São Paulo, com acesso pela Rodovia Raposo Tavares para quem vêm de carro.
Não têm transporte público saindo de Cotia e Embu das Artes que chegue ao templo.
Pra quem estiver sem carro na região e quiser visitar o templo, o interessante é chamar um Uber ou contratar um corrida de táxi.
Confira aqui os ônibus que saem de São Paulo para Cotia e Embu das Artes.
Atrações próximas ao Templo Odsal Ling
O centro de Embu da Artes fica menos de 20 minutos de distância do Templo Odsal Ling é muito interessante incluir a visita no seu roteiro na cidade.
Recomendo chegar cedo caso queira incluir a visita combinada com uma viagem a Embu das Artes.
A Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima dos Arautos do Evangelho é uma atração que fica na mesma rua do Templo Odsal Ling, praticamente em frente.
Pra visitar as duas atrações em conjunto, verifique os horários das missas, o acesso é liberado antes delas acontecerem.
Confira como foi nossa visita a Arautos do Evangelho em Cotia
Arautos do Evangelho – Deslumbrante Basílica Gótica em Cotia
O Templo Zu Lai é outra atração próxima, porém o complexo é maior e exige mais tempo pra visitação.
Outros templos budistas nas proximidades são o Templo Kinkaku-Ji e Templo Enkoji em Itapecerica da Serra.
Caso queira incluir todas as atrações próximas na mesma viagem, se hospedar em Embu das Artes, Cotia ou Osasco otimiza melhor o tempo do seu roteiro.
Leia também:
Templo Zu Lai – Conheça o maior Templo Budista da América Latina
Templo Odsal Ling
Localização: Rua dos Agrimensores 1461 – Cotia – São Paulo.
Funcionamento: Visitas sábados, domingos e feriados das 10h às 16h (ligue antes de visitar para confirmar o horário nos númenos (11) 4703-4099 e 4148-5826).
Site: https://www.odsalling.org/
Procurando Hospedagem? Faça sua reserva pela Booking
Contrate seguro viagem com desconto na Seguros Promo
Procurando aluguel de carro? Alugue com a RentCars
Ganhe até R$ 130 na sua primeira hospedagem no Airbnb
Leia também roteiros de outros destinos no estado de São Paulo:
Campos de Jordão/Santo Antônio do Pinhal
Cunha/Atibaia/Ubatuba/Guararema
Lindo, lindo, lindo.
quero muito visitar.
Gratidão.
Olá Ricardo, eu mais que indico a visita no Templo Odsal Ling, mas recomendo que confira como está acontecendo as visitas agora na pandemia e se estão acontecendo.
Na minha cidade! que bom! Vou conhecer!
lindo, lindo, lindo!
Olá Rita. Vai conhecer sim o Templo Odsal Ling é um lugar lindo, cheio de paz.
Irei a SP em dezembro e pretendo ir a Embu das Artes, de busão (não estarei de carro).
Por acaso, teria alguma dica sobre como me locomover e visitar os templos? (será que tem parada de ônibus com fácil acesso?)
Agradeço.
A melhor opção é pegar um Uber de Embu Das Artes, pois não têm linha com parada próxima.
Meu Deus !! Não sabia que esse templo existia em SP! E essas bandeirinhas (com as lungtas), que coisa, me fizeram voltar ao Nepal. Amei =D
Patti agora que sabe da existência não deixe de visitar, nem parece que estamos em São Paulo.
Que lindo! lindo templo, cheio de cores vibrantes e uma energia maravilhosa. Deve ser realmente uma visita incrível!
As cores vibrantes foi uns dos detalhes que mais me encantou na arquitetura e a energia é mesmo maravilhosa.
Que dica maravilhosa! Nunca tinha ouvido falar desse templo. Imagino que a sensação da abertura dos portões seja mesmo de se transportar para outro lugar, outra dimensão… Fiquei com muita vontade de conhecer!
Essa é a sensação que se sente Lulu, que deixamos São Paulo e estamos no Tibet ou em outro lugar na Ásia.
Nossa é meu sonho visitar esse templo! O seu roteiro foi bem detalhista, adorei. Com certeza está na minha lista de lugares para visitar.
Mariana Antunes não deixe de visitar o Templo Odsal Ling é lindo e vale conhecer.
Nunca tinha ideia da existência desse lugar!!! Já fui no Templo Zu Lai e podia ter conhecido esse local também. Adorei saber!!!
Pois é Fabiana, fica muito próximo do Templo Zu Lai, bem tranquilo visitar os dois no mesmo dia.
Que lindeza esse templo! Conheço o Zu Lai, mas esse ainda não fui visitar (mesmo sendo mto perto da casa dos meus pais, shame on me!). Amei, na próxima vez que for pro Brasil farei a visita guiada com certeza!
Não deixe de visitar o Templo Odsal Ling, vale muito conhecer, ainda mais que está pertinho da casa dos seus pais, aproveita e ainda inclua a visita no Arautos dos Evangelhos que fica do lado.
Gente! Quem tem Sampa, não precisa de mais nada na vida. As cores são lindas. Tudo muito surpreendente
São Paulo sempre surpreende, é um lugar que a mesmice não têm vez, adoro conhecer lugares novos e o Templo Odsal Ling foi uma linda descoberta.
Deisy… que lugar incrível, menina! Estou absolutamente encantada! Você tem razão: impossível não notar as cores vibrantes e os detalhes. Em todas as imagens pude escutar o silêncio enquanto seguia suas palavras descrevendo o lugar. Foi um passeio maravilhoso o que fiz aqui, agora. 🙂 bjs
Ana obrigada pelas suas palavras, fico feliz que tenha sentido essa paz que tentei transmitir no texto, que foi exatamente o senti ao visitar o Templo Odsal Ling, o lugar é encantador e merece uma visita.
Não fazia ideia que existia esse templo. Que coisa linda! As cores fortes e a arquitetura típica são muito legais, realmente um pedaço do Tibet ali pertinho. Adorei!
Lembra demais o Tibet e a arquitetura é muito linda, sem contar toda a paz que o lugar transmite.