O que fazer no centro histórico de Blumenau a pé e sem Oktoberfest

Quando se fala em Blumenau é quase impossível não lembrar da Oktoberfest, mas apesar de ser considerada como a capital brasileira da cerveja a cidade oferece atrativos que vão muito além da Oktoberfest, existe muito o que fazer em Blumenau, são diversos museus, atrativos naturais, monumentos, praças e uma arquitetura que lembra muita a Europa, com seu estilo estilo enxaimel característico da Alemanha.

Outra vantagem da cidade é que muitas dessas atrações estão localizadas no centro histórico e podem ser realizadas a pé, visitar a cidade em uma época menos movimentada traz a oportunidade de caminhar pelo centro histórico com tranquilidade e realizar esse roteiro com calma, por isso considere a opção de se hospedar em um hotel com boa localização que permite mais facilidade para sua locomoção. Veja as principais atrações que podem ser incluídas no seu roteiro a pé pelo centro histórico de Blumenau. 

Rua XV de Novembro

A rua XV de novembro é palco dos desfiles da Oktoberfest, das comemorações do aniversário da cidade e do Stammtisch, mas caminhar por ela sem tanta badalação é uma ótima maneira de admirar com calma a beleza da arquitetura da cidade, são 1.590 metros de extensão que vale a pena ser percorrido completo. Além disso as principais atrações do centro estão localizadas nela ou com fácil acesso. 

Museu da Cerveja
 
 
Claro que em Blumenau não podia deixar de ter um Museu da Cerveja, se você quer conhecer mais sobre a fabricação da cerveja é um ótimo passeio pra se fazer em Blumenau. O Museu da Cerveja é composto por uma coleção de peças que pertenceram à extinta Cervejaria Feldmann e a Cervejaria Brahma, estão em exposição antigos equipamentos utilizados na fabricação de cerveja, fotografias, documentos e curiosidades sobre a bebida.

 

Sua localização está no começo da XV de Novembro próximos a vários outros atrativos culturais, é como se fosse uma ilha de museus em Blumenau, são eles o Museu de Hábitos e Costumes, Museu de Arte de Blumenau, Fundação Cultural de Blumenau e o Museu da Família Colonial, ali do lado também fica a Alameda Duque de Caxias, o Horto Botânico Edith Gaerthener e o pitoresco Cemitério dos Gatos
 
Localização: Praça Hercílio Luz, começo da Rua XV de Novembro – Centro – Blumenau.
Funcionamento: segunda a sexta-feira das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.

Catedral São Paulo Apóstolo 
 
A Catedral São Paulo Apóstolo chama  a atenção pela sua torre de três sinos com 45 metros de altura, mas não é só a torre que atrai os visitantes, sua construção em pedra vermelha e seus vitrais que produzem lindos efeitos de iluminação são outros atrativos que se destacam. Além da bela arquitetura a Catedral São Paulo Apóstolo foi construída em uma altura que permite ter uma vista privilegiada da região.
 
Localização: Rua XV de Novembro, s/nº – Centro -Blumenau.

Teatro Carlos Gomes

 

 

O Teatro Carlos Gomes foi construído em 1939 e representa grande parte da história cultural de Blumenau, possui um dos quatro palcos giratórios do Brasil e capacidade de público de 1.170 pessoas. Abriga as escolas de balé, teatro, dança, orquestra de câmara e salão de convenções e possui uma programação bem diversificada durante todo o ano. Caminhando pela rua XV de novembro não deixe de  admirar sua arquitetura e tirar uma foto na placa de Eu Sou Mais Blumenau que fica bem frente ao teatro.

 

Localização: Rua XV de Novembro, 1181 – Centro -Blumenau.
Site: http://www.teatrocarlosgomes.com.br

Prefeitura Municipal de Blumenau
 


O prédio da Prefeitura Municipal de Blumenau é inspirado nas edificações de período colonial, sendo uma das principiais construções de Blumenau que se destacam a técnica do enxaimel. Anteriormente no local funcionava a Estação Ferroviária, inclusive na frente da prefeitura está em exposição parte da Locomotiva Macuca, a primeira locomotiva de Blumenau, importada da Alemanha em 1908. 
 
Localização: Avenida Castelo Branco, 2 – Centro – Blumenau.

Castelo Havan

Carinhosamente chamado de Castelinho Havan, o Castelo de Moellmann é uma réplica da Prefeitura de Michelstadt, cidade localizada no sul da Alemanha. O Castelinho Havan foi restaurado pela lojas de departamentos Havan, que abriga umas das suas lojas no prédio. Uma curiosidade sobre o prédio é que durante sua restauração ao removerem seu assoalho, encontraram um subsolo com acesso ao Rio Itajaí, onde antigamente chegavam mercadorias importadas do Porto de Itajaí, ao entrar no Castelo de Havan é possível observar o subsolo.

 
Localização: Rua XV de Novembro, 1050 – Centro – Blumenau.

Funcionamento: Segunda a Sexta, das 9h às 20h. Sábado, das 9h às 20h. Domingo Fechado.  Feriado 14h ás 20h.


Parque Vila Germânica 

 
O Parque Vila Germânica foi todo construído inspirado na arquitetura europeia e faz lembrar o sul da Alemanha, possui diversos estabelecimentos comerciais e gastronômicos nos seus 26.000m². São realizados eventos de todos os tipos, destaque para a Oktoberfest, a Osterdorf – Vila de Páscoa, a Weihnachtsdorf – Magia de Natal, o Festival Brasileiro da Cerveja e a Festitália. Visitamos Blumenau em dezembro e ficamos encantados com a Weihnachtsdorf – Magia de Natal, a Vila Germânica não pode faltar no seu roteiro em Blumenau.
 
Localização: Rua Alberto Stein, 199 – Velha – Blumenau. 

Funcionamento: Segunda a Sexta, das 10h às 20h. Sábado, das 10h às 18h. Domingo e Feriado 11 ás 17h


♦ Procurando Hospedagem? Faça sua reserva pela Booking

Contrate seguro viagem com desconto na Seguros Promo

Procurando aluguel de carro? Alugue com a RentCars 

♦ Ganhe até R$ 100 na sua primeira hospedagem no Airnbb ♦

♦ Ganhe R$ 15 na sua primeira corrida com a Cabify com o código DEISYR8 ♦


Ibis Blumenau – Hospedagem bem localizada com ótimo custo benefício


Deisy Rodrigues

Viajante compulsiva, devoradora de livros, aspirante a cozinheira nas horas vagas e fotógrafa amadora, uniu umas das suas maiores paixões que é a cidade de São Paulo para reunir seu lado criativo, curioso e explorador e apresentar o que existe de melhor na paulicéia desvairada, mas sem deixar de lado outros destinos por onde passa.

One thought on “O que fazer no centro histórico de Blumenau a pé e sem Oktoberfest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *