Museu do Futebol: Atração Imperdível em São Paulo

O Museu do Futebol localizado no Estádio do Pacaembu não é só um espaço destinado ao esporte, mas um lugar que busca mostrar a influência do futebol  na sociedade brasileira, é uma forma de compreender como o futebol se tornou parte da identidade nacional e como os brasileiros ajudaram a transformar o futebol através da sua cultura.
 

O Museu do Futebol fica localizado no avesso das arquibancadas do Estádio do Pacaembu em um área de 6.900 metros quadrados, sua implantação no Pacaembu dá um novo uso ao estádio, preservando e recuperando uns dos locais  de grande importância para o futebol e para a cidade de São Paulo. Seu principal objetivo nos três andares que ocupa, é fornecer por meio de experiências interativas uma relação entre o futebol e a vida brasileira no século passado por meio da emoção, história e diversão.

 
O Museu do Futebol é dividido em 18 áreas, a primeira delas se localizada no térreo onde o visitante já vai sendo apresentado ao futebol com uma parede coberta com 487 quadros com imagens e símbolos doados por torcedores. Próxima a essa aérea fica localizado o local destinado as exposições temporárias do museu.
Vale ressaltar que o museu é extremamente sensorial assim que você subir as escadas, sendo recepcionado por ninguém menos que Pelé, cada detalhes vai ser reservado para buscar sua emoção, mesmo que você não seja fã do esporte é impossível não criar empatia.
 
 
A primeira sala do andar é voltada para o pé na bola, onde o visitante  é apresentado a interação tecnológica do museu, com telas que mostram o percurso do jogador com a bola e na seguinte 11 telas suspensas com movimentos de 25 jogadores que fizeram história no futebol brasileiro.
 
 
Não se pode negar que uns dos momentos mais emocionantes de um jogo de futebol é a narração do gol, na área Gols são disponibilizados cabines onde é possível ver 26 depoimentos  em vídeos de narradores relatando  qual foi o gol que mais marcou sua vida, ao lado fica a sala dos rádios que apresenta narrações de 15 locutores que marcaram época entre 1934 e 2006.
 
 
Antes de subir para o segundo andar o visitante passa pela sala Exaltação e por baixo entranhas das arquibancadas, ouvindo mais de 30 cantos e gritos de incentivo da torcida, a sensação é de está dentro de um jogo, no meio da paixão dos torcedores, se em algum momento você já incentivou seu time do coração, vai se sentir homenageado.
 
 
Na primeira sala do segundo andar as Origens, que de todas é a minha segunda preferida, mostra o futebol  desde a sua origem até como se instalou e permaneceu na vida dos brasileiros, são mais de 400 fotografias em quadros que podem ser movimentados que retratam o futebol por toda a sua história no Brasil e na vida cotidiana das pessoas.
 
 
Na sala heróis são apresentados figuras que na década de 30 e 40 foram de grande importância para formação da identidade nacional e o futebol como uns dos maiores fenômenos culturais da época. O rito de passagem retrata a perda da copa de 1950 para o Uruguai, com som de um coração batendo, deixa um clima de tensão e abre portas para a sala que mais me encantou no museu.
 
 
A sala das copas por meio de televisores que juntos lembram o formato do famoso  troféu da Copa do Mundo, retrata todas as copas realizadas, sendo o Brasil o grande vencedor de todas elas. Cada troféu por meio dos televisores conta cada conquista e como o mundo e o Brasil estavam naquele momento, a situação politica, econômica, histórica e como isso influenciou cada copa e cada vitória para cada país. No final da sala é possível ver uma versão de todas as bolas das copas e a camiseta da seleção brasileira usada pelo Pelé na Copa de 70.
 
 
Pelé e Garrincha têm um espaço de destaque no museu, que segue para a Passarela onde é possível ver a praça Charlie Miller e o bairro do Pacaembu. No final da passarela está a sala Números e Curiosidade que relaciona esse tema em placas gigantes que divertem o visitante com os absurdos e impressionam com os  números.
 
A visita na arquibancada é uns dos momentos mais emocionantes pois permite uma visão privilegiada de todo o Estádio do Pacaembu, além da oportunidade de pisar no palco de uns dos estádios mais importantes pro futebol brasileiro.
 
 
A dança do futebol mostra como o esporte pode se tonar um espetáculo para o olhos, descendo novamente para o primeiro andar está a sala Jogo do Corpo que conta com uma enciclopédia com informações de vários clubes e onde o visitante pode testar a velocidade de seu chute, batendo um pênalti.
 
 
A última parte do museu  presta uma homenagem ao Estádio do Pacaembu, com plantas, vídeos e fotografias desde a sua inauguração até os dias de hoje. Antes de finalizar a sua visita você vai passar por uma loja de artigos esportivos e pelo Bar do Torcedor até chegar a saída.
 
 
Visitar o Museu do Futebol  é tentar desvendar toda a euforia e paixão que o futebol trouxe para o Brasil e compreender como esse esporte está interligado como parte da nossa história, como um esporte inglês, branco e de elite se tornou  mestiço, popular e totalmente brasileiro, uma visita tanto para apaixonados pelo esporte como para curiosos em  entendê-lo.

Museu do Futebol

 
Localização: Praça Charles Miller, s/nº
Horário: De terça á sexta das 9h ás 16h (permanência até as 17h) e Sábado, Domingo e Feriados das 10h ás 17h (permanência até as 18h)
Ingresso: R$9,00 (inteira) e R$ 4,50 (meia), sábado a entrada é gratuita.

 

Deisy Rodrigues

Viajante compulsiva, devoradora de livros, aspirante a cozinheira nas horas vagas e fotógrafa amadora, uniu umas das suas maiores paixões que é a cidade de São Paulo para reunir seu lado criativo, curioso e explorador e apresentar o que existe de melhor na paulicéia desvairada, mas sem deixar de lado outros destinos por onde passa.

5 thoughts on “Museu do Futebol: Atração Imperdível em São Paulo

  1. Confesso que não sou fã de futebol, mas adoro museus mais interativos e tenho certeza que essa é uma ótima experiência pros amantes de futebol! Por sinal, sou APAIXONADA por São Paulo e adorei conhecer o blog <3

    Beijos, Vickawaii

  2. Gente, como quero conhecer esse museu! São Paulo tem coisa demais que quero ver, podia passar uma temporada ai, porque tá osso aguentar de ansiedade até a próxima passagem na cidade. Sou louca por futebol, preciso urgente visitar esse museu que parece ser super interativo e cheio de curiosidades 😀

  3. Amei teu post! Esse é um museu que quero muito conhecer e ler teu post com todos esses detalhes só fez minha vontade crescer! Gosto de futebol e acho que vou curtir bastante! Beijos :*

  4. Deisy, que legal seu post, parabéns! Estive lá com minha família, mas ainda não escrevi a respeito… Não curto futebol, mas imagino que para quem gosta seja um prato cheio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *