Exposição Castelo Rá-Tim-Bum no Memorial da América Latina

O Castelo Rá-Tim-Bum é um programa que marcou uma geração, que mesma adulta não deixou de sonhar em explorar cada aposento apresentado nos episódios do castelo, um grande número de pessoas já teve a oportunidade de realizar seu sonho, visitando a exposição do Castelo Rá-Tim-Bum no Museu de Imagem e Som em São Paulo e no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro, mas como muitas pessoas ainda não realizaram esse sonho, o Memorial da América Latina para comemorar os seus 28 anos, trouxe literalmente o castelo para o Memorial.

O Rá-Tim-Bum – O Castelo é uma produção do Memorial da América Latina e do Governo de São Paulo com o apoio da Tv Cultura e Caselúdico, que foi responsável pela cenografia da exposição anterior do Castelo Rá-Tim-Bum e de outras de grande sucesso, como a do Tim Burton e Experiência Alice.

Reprodução do castelo mais famoso do Brasil

O principal diferencial dessa exposição é a reprodução da área externa do Castelo Rá-Tim-Bum com todos os detalhes, porta, janelas, tijolos, plantas, catavento e uma torre de 15 metros com a famosa bandeirinha da vinheta, o encanto e a nostalgia já começa antes de entrar de fato no castelo, a reprodução está muito fiel, mostrando cada detalhe. Se for visitar a exposição a noite ainda terá a oportunidade de ver o castelo todo iluminado e reproduções passando na janela em cima da porta principal, fica lindo demais. 

Volte a ser criança explorando os cenários do Castelo Rá-Tim-Bum

A entrada da exposição se inicia pelo porta do castelo com o porteiro recepcionando os visitante, quem não lembra do “vapt vupt a porta se abriu”? A partir do momento que passar a porta a experiência do Castelo Rá-Tim-Bum se inicia, por mais que no contexto seja uma exposição, o principal objetivo e fazer com que a experiência seja vivida e não somente observada, se prepare para muitas emoções.

No total são 700 metros quadrados construídos em anexo ao Pavilhão da Criatividade, que totalizam 22 cenários do Castelo Rá-Tim-Bum, um cenário a mais do que exposto nas outras duas exposições, esse cenário é o quarto da filha da repórter Penélope, que se você não lembra se casou e teve uma filha, a personagem é interpretada pela atriz Ângela Dip, que está sendo a embaixadora dessa nova exposição com a sua personagem, esteve anunciando a exposição, presente na coletiva de imprensa e na abertura ao público, encontramos com ela por lá inclusive.

Não importa qual seja o seu cenário favorito do castelo, ao visitar a exposição ele vai estar lá, pode ser o Ninho dos Passarinhos, o Lustre do Castelo, o Quarto da bruxa Morgana e até a Cozinha do Castelo. A famosa Biblioteca também não ficou de fora, assim como a Sala de Músicas, o Quarto do Nino e o Saguão Principal com a árvore da cobra Celeste, cenários de quadros especiais como o Laboratório do Tíbio do Perônio também está presente.

Todos os cenários apresentam um fidelidade incrível com o que vimos tantas vezes na telinha, tão real que a sensação de estar dentro do castelo é gigante, se assim como eu passou sua infância assistindo os episódios, ainda vai ter aquela sensação de volta no tempo, aquela criança que mora em você e dividiu tantos momentos com a turma do castelo vai se sentir realizada.

Figurinos e Peças Originais do Programa

Cada personagem do Castelo Rá-Tim-Bum tinha um figurino único e ainda tinha aqueles que eram o próprio figurino, todo cenário têm o figurino de algum personagem, muitos dos figurinos ainda apresentam o desenho original da criação.

Particularmente adoro ver figurinos, existem detalhes que nunca é possível ver da televisão só realmente ao vivo, é impossível não ficar impressionado com a beleza do vestido das fadas Lana e Lara e da bruxa Morgana, da criatividade do figurino dos Passarinhos, Etvaldo e Caipora, a monocromia do figurino da Penélope e o colorido presente nos figurino do Nino, Pedro, Biba e Zequinha, do Bongô e até do Dr. Abobrinha.

Os bonecos que representavam certos personagens que vivem no castelo marcam presença, alguns com originais usados no programa, tire uma foto com a Cobra Celeste, Gato Pintado e a Adelaide, o Mau e seu companheiro Godofredo estão no encanamento do castelo te aguardando. Lembra do Ratinho, dos dedinhos da Dedolândia e o Tap e Flap ? Você também vai encontrar eles na exposição.

Interatividade e mais interatividade

Sempre quis abrir a caixinha da musíca, rodar o globo, pedalar no piano ou brincar com o cubo? Tudo possível, muitas dos itens expostos estão lá justamente para serem tocados, outra coisa super legal é entrar no quarto do Nino girando no sofá de soldadinhos, a interatividade da exposição, em que o público pode mexer em muita coisa que sempre desejou é uma marca da exposição.

Fotos e Documentos Originais

Muitas fotos do elenco, bastidores e de criação do projeto está disponível na exposição, assim como documentos, textos, roteiros e estudos de cenografia, saber como tudo foi criado e desenvolvido é muito interessante, cartas de fãs enviado ao programa é outro atrativo documental que chama a atenção. Tudo isso foi possível devido a parceria com a TV Cultura, que exibiu os 90 episódios do programa entre 1994 a 1997.

Ingressos

Os ingressos podem ser comprados na bilhetaria do Memorial da América Latina de terça a sexta das 9h às 18h e sábado e domingo das 10h às 20h ou pelo site, os ingressos são vendido com horário determinado para controlar o fluxo de pessoas, têm o valor popular de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Alguns dias estão com ingressos esgotados, mas comprando com  antecedência é possível encontrar vários horários ainda disponível, nos dias da semana a procura é menor.

Visitação

A exposição do Castelo Rá-Tim-Bum funciona de terça a sexta-feira das 9h às 20h, aos sábados, domingos e feriados, o horário será de 9h às 22h. Inicialmente a exposição fica em cartaz três meses, mas pode ser prorrogada de acordo com a demanda de público.

Como chegar no Memorial da América Latina?

A forma mas fácil de chegar é com transporte público, o Memorial da América Latina está localizado do lado do metrô Barra Funda, caso for de carro o Memorial possui estacionamento nos portões 4, 8 e 15.

Qual a diferencial da Exposição do Memorial da América Latina ?

Não é a mesma exposição do Museu da Imagem e do Som, se você foi na anterior vai ter coisas exclusivas nessa exposição, então vale ir de novo, a principal diferença da nova exposição do Memorial da América Latina é a montagem externa do castelo e o quarto da filha da Penélope que foi incluído, senti uma diferença de apresentação, com uma sequência diferente do MIS e um contexto interativo um pouco maior.

Viva momentos de nostalgia

Se você passou um boa parte dos anos 90 assistindo os episódios do castelo, vai viver muitos momentos de nostalgia e se emocionar na exposição, se não conseguiu visitar a exposição no MIS é uma nova oportunidade então não perca, os adultos nostálgicos vão adorar e por sem bem interativa vai acabar conquistando as crianças também.


Rá-tim-Bum – O Castelo

Localização: Memorial da América Latina  (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo).

Funcionamento: Terça a sexta-feira das 9h às 20h, aos sábados, domingos e feriados, o horário será de 9h às 22h.

Sitehttp://www.ratimbumocastelo.com.br/home

Deisy Rodrigues

Viajante compulsiva, devoradora de livros, aspirante a cozinheira nas horas vagas e fotógrafa amadora, uniu umas das suas maiores paixões que é a cidade de São Paulo para reunir seu lado criativo, curioso e explorador e apresentar o que existe de melhor na paulicéia desvairada, mas sem deixar de lado outros destinos por onde passa.

9 thoughts on “Exposição Castelo Rá-Tim-Bum no Memorial da América Latina

  1. Mesmo já tendo passado (e muito) da idade gosto muito desses mundos mágicos! Uma pena que não estou em Sampa para voltar a ser criança! 🙂

  2. Deisy que máximo!! Adorava assistir ao Castelo Ra-tim-bum quando era criança.. Estou indo para o Brasil em Julho e se a exposição ainda estiver em cartaz vou tentar ir visitar… Quando criança morava bem pertinho do Memorial da América Latina e seria muito legal revisitar o lugar com essa exposição. Obrigado pela dica 😀

  3. Deisy!!!! Amei seu post!!! Eu nunca assisti ao Castelo Rá-Tim-Bum, porque, quando era pequena, não passava aqui. No entanto, tive a oportunidade de ir ontem com o pessoal do #VemPraSampaMeu. Caracaaaaaa, mesmo não conhecendo os personagens, eu adorei!!!!!!
    Parabéns pelo post!!!!
    Abraços
    Carolina

  4. Agora veio a abertura na cabeça huaihudai. Achei muuuuuuuuito legal essa exposição e como os visitantes literalmente se sentem dentro do Castelo haha. Eu lembro pouquíssimo de Castelo-Ra-Tim-Bum mas assistia muito quando era criança, queria poder ir nessa exposição <3 São Paulo sempre com coisas boas para se ver!

    Beijos, Vickawaii

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *